Prefeitura promove ações de conscientização sobre acidentes com escorpiões

0
207

 

A Secretaria da Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarulhos irão disseminar, desta segunda-feira (28) até sábado (2), em seis pontos estratégicos da cidade, alertas sobre a importância de adotar medidas básicas para prevenir a presença e a proliferação de escorpiões no município, durante a Semana Estadual de Conscientização sobre Escorpionismo. O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos associados a esse animal peçonhento, com foco especial nas crianças com até dez anos de idade.

 

A atenção dos munícipes deve ser redobrada durante os períodos quentes e úmidos, quando a ocorrência dos escorpiões se intensifica. Em 23 de setembro tem início a primavera e de outubro a abril Guarulhos é marcada por temperaturas mais elevadas.

 

O foco da Prefeitura durante esta semana estará voltado a prevenir acidentes envolvendo crianças, que, por sua vulnerabilidade, requerem atenção especial. Para isso, os agentes de combate às endemias do CCZ, sob a orientação da bióloga Patrícia Nascimento, fornecerão orientações sobre como evitar acidentes e, caso ocorram, de que forma proceder, principalmente em situações de emergência.

 

As atividades começaram nesta segunda-feira no Hospital da Criança e do Adolescente e no Ambulatório da Criança, no Centro. Nesta terça-feira (29) as orientações serão dadas no CEU Ponte Alta (rua Pernambuco, 836, Jardim Ponte Alta), na quarta-feira (30) no CEU Continental (avenida Maria Gebin de Morais, 867, Parque Continental II), na quinta-feira (31) na praça 8 de Dezembro (Taboão), na sexta-feira (1º) no Terminal de Ônibus Pimentas e no sábado (2) na entrada do Bosque Maia.

 

Animais capturados, tanto vivos quanto mortos, deverão ser entregues no Laboratório de Saúde Pública, situado na rua Íris, 320, Gopoúva, ou no Centro de Controle de Zoonoses, na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso, entre 8h e 17h. Apesar de o escorpião ser um animal originalmente da mata, ele se adaptou ao meio urbano devido à ocupação humana de seus habitats, o que facilitou seu abrigo principalmente em galerias de água e esgoto, além de terrenos baldios, que acumulam lixo, entulhos e alimentos em abundância, como baratas.

 

Em caso de acidentes com crianças e adultos o cidadão deve buscar assistência médica imediatamente em qualquer unidade de saúde mais próxima de sua residência, onde será avaliado e, de acordo com a gravidade, encaminhado para o Ponto Estratégico de Soro Antiveneno (Pesa).

 

O Pesa para crianças e adolescentes está localizado no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, na rua José Maurício, 191, Centro. Já o Pesa para adultos fica no Hospital Municipal de Urgências (HMU), na avenida Bom Clima, 3.392, Jardim Bom Clima.