Prefeitura oferece oficina de capoeira e penteado afro

0
901

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR), abriu inscrições para oficina de capoeira e penteado afro. As vagas são limitadas e gratuitas, sendo obrigatória a apresentação do Registro Geral, comprovante de endereço e atestado médico atualizado, para o curso de capoeira.

 

“As oficinas pretendem contribuir para a valorização das culturas africana e afro-brasileira, assim como para o reconhecimento e construção de identidades negras”, disse Edna Roland, responsável pela Coordenadoria da Igualdade Racial.

 

afro-guarulhos

Foto: Jose Luiz/PMG

 

Capoeira

As oficinas de capoeira são um importante instrumento educacional de riqueza popular e de preservação das tradições culturais. Desta forma, crianças, adolescentes, jovens e adultos são chamados a conhecer um pouco mais da história da capoeira, sua origem ancestral, a preservação desta tradição como um instrumento de valorização das culturas africana e afro-brasileira e o reconhecimento e construção de identidades negras.

 

Início: 4 de setembro de 2014
Horário: quintas-feiras das 14h às 15h30
Local: Academia da Saúde / UBS Cabuçu
Endereço: Rua Existente, nº 18 – Jd. Cabuçu
Telefone: 2492-2032

Penteado afro

As oficinas de penteados afro visam desenvolver as diversas técnicas de trançagem, dando conhecimento dos tipos de cabelos, formatos do rosto, a significação dos modelos de penteados, turbantes e a história das tranças. Tem como objetivo refletir os padrões de beleza e estética, elevar a autoestima do afrodescendente, a aceitação do próprio cabelo crespo, além de preparar o próprio participante a desenvolver as técnicas dos penteados afros como fonte de renda.

 

Início: 10 de setembro de 2014

 

Horários:
Turma 1 – segundas-feiras das 9h às 12 h
Turma 2 – quartas-feiras das 18h às 21h

Local: Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela
Endereço: Av. Dr. Timóteo Penteado nº 4.114 – Vila Galvão
Telefone: 2304-7189 / 2304-7464

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos