Prefeitura leva informação sobre cuidados com escorpiões para mais de 3,3 mil pessoas

0
132

 

A Secretaria da Saúde de Guarulhos alcançou um público de 3.300 pessoas durante uma série de ações realizadas de segunda-feira (28 de agosto) a sábado (2) em seis locais estratégicos da cidade. As iniciativas tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes com escorpiões, como parte da Semana Estadual de Conscientização sobre Escorpionismo.

 

No primeiro dia 400 pessoas receberam informações cruciais sobre o tema no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, no Ambulatório da Criança e no Centro de Convivência do Idoso Santa Mena, todos localizados na região central da cidade. No dia seguinte, outras 200 pessoas foram orientadas na Unidade Básica de Saúde Ponte Alta e na EPG Edson Nunes Malecka, no mesmo bairro.

 

Esse número aumentou para 600 no dia 30, quando a ação ocorreu no CEU Continental. No dia 31 a equipe alcançou 700 pessoas nas dependências da UBS Taboão, no Restaurante Popular daquele bairro e em três escolas municipais da região.

 

No Terminal de Ônibus Pimentas, no CEU do bairro e no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso outras 700 pessoas receberam orientações no primeiro dia de setembro. O total de 3,3 mil pessoas foi atingido no dia 2, na entrada principal do Bosque Maia, com mais 700 cidadãos orientados.

 

Durante essas ações os moradores foram instruídos a redobrar a atenção, especialmente nos períodos quentes e úmidos, quando a ocorrência de escorpiões se intensifica. O início da primavera em 23 de setembro e as temperaturas mais elevadas entre outubro e abril são momentos críticos na cidade.

 

A ênfase da Prefeitura durante a semana foi na prevenção de acidentes envolvendo crianças com até dez anos de idade, que são mais vulneráveis e requerem atenção especial. Os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses forneceram orientações sobre como evitar acidentes e, em caso de ocorrência, como agir, principalmente em situações de emergência.