Prefeitura leva castração gratuita de cães e gatos a mais dois bairros

0
102

 

O Castramóvel, trailer equipado para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos, vai atender nos bairros Jardim Ponte Alta e Jardim Cabuçu nas próximas semanas. Cada munícipe maior de 18 anos pode cadastrar no máximo dois animais com até 20 kg. No momento do agendamento é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência no bairro atendido ou região. As vagas são limitadas.

No Jardim Ponte Alta o agendamento das cirurgias será realizado na próxima segunda-feira (19), a partir das 9h, no teatro do CEU Ponte Alta (rua Pernambuco, 836). As castrações serão realizadas nos dias 22 e 29 (quartas-feiras).

 

Para tutores residentes no Jardim Cabuçu o agendamento acontece na quarta-feira (21), também a partir das 9h, no Centro de Convenções Santa Mônica (estrada David Correa, 900). Neste caso, as cirurgias serão marcadas para os próximos dias 23 e 30 (quintas-feiras).

 

Castração

 

A esterilização cirúrgica, procedimento invasivo que dura cerca de 30 minutos, é fundamental para o controle reprodutivo dos animais e evita casos de abandono e maus-tratos. A cirurgia também ajuda na prevenção de problemas de saúde, como tumores de testículo, próstata e mamários. Cães e gatos castrados tendem a ficar mais calmos e caseiros. A castração pode ainda reduzir o hábito de urinar para demarcar território.

 

O Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos também oferece castração gratuita no centro operacional localizado em Bonsucesso. O agendamento é aberto às sextas-feiras, a partir das 9h, no site dpan.guarulhos.sp.gob.br. É necessário realizar cadastro prévio para obtenção de login e senha de acesso ao sistema.

 

Castramóvel

 

Implantado em Guarulhos pelo DPAN, o Castramóvel é equipado com duas mesas cirúrgicas, geladeira, ar-condicionado, gaiolas para recuperação dos pets, duas pias e armários. Cada veículo tem capacidade para até 110 cirurgias diárias.