Prefeitura homenageia professora

0
1407

 

Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Sebastião Almeida prestou uma homenagem à professora Silvia de Cássia Matias, falecida em 2014, e que durante anos atuou como educadora na rede municipal de ensino.

 

Ao lado do secretário municipal de Educação, Moacir de Souza, o prefeito Almeida batizou uma escola no Taboão com o nome da ex-professora. “Não podíamos ter escolhido outro equipamento que não fosse uma escola para homenagear a professora Sílvia. Ela dedicou sua vida às crianças de nossa cidade”, disse Almeida.

 

A EPG Sílvia de Cássia Martins é composta por 15 salas de aula, com capacidade para atender a 1244 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. O evento desta sexta foi preparado pela equipe de professores e alunos da escola. Além disso, foram convidados alunos do 5º ano da EPG Mário Lago, última turma que esteve com a professora Silvia.

 

“Não estamos trazendo nossas crianças somente para um novo prédio. O que temos em marcha neste local é um projeto de sociedade, que oferece alternativas e novos sonhos. Esse é o nosso sentimento cada vez que conseguimos entregar uma nova unidade”, completou o secretário municipal de Educação, Moacir de Souza.

 

A EPG Silvia de Cássia Matias oferecerá cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. A unidade também é polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e vai atender aos alunos das EPGs Amador Bueno, Benedito Vicente de Oliveira e Irmã Ofélia Echeverri Lopes.

 

 

A mãe da professora, Marivalda dos Santos Matias, estava bastante emocionada com a homenagem à filha. Ao lado dos filhos Suzi e Sérgio, ela recebeu uma placa das mãos do prefeito Sebastião Almeida. “Eu estou muito feliz por lembrarem da minha filha. Neste momento, a única coisa que posso pedir aos alunos é que sigam em frente, porque era isso que ela queria de todos vocês”, disse Marivalda.

 

Biografia

 

Silvia de Cássia Matias nasceu em Guarulhos, em 13 de agosto de 1967. Educadora que sempre acreditou que através da educação é que se constrói um futuro melhor, Silvia iniciou sua carreira como professora após concluir seus estudos no Magistério em 1990.

 

Em 2002, ingressou como professora de Educação Básica na Prefeitura de Guarulhos, atuando no Ensino Fundamental. Em 2007, buscando aprimorar seus conhecimentos, concluiu o curso de Pedagogia e participou ativamente dos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação.

 

Escolheu a EPG Mário Lago como sede de seu exercício docente, permanecendo por anos e oferecendo compromisso pedagógico em sua prática cotidiana. “Silvia era uma pessoa bastante reservada, dedicada e preocupada com o aprendizado dos alunos e muito respeitosa com seus colegas de trabalho. A vida dela era a escola”, enfatiza a diretora da EPG Mário Lago, Akerli Aparecida de Carvalho Santos.

 

Sempre acreditou que através da educação é que se constrói um futuro melhor. Com suas raízes aprofundadas neste ideal, lutou pela educação até o último dia da sua vida.

 

A professora Silvia de Cássia Matias faleceu em 13 de abril de 2014, deixando saudades e um belo exemplo de dedicação ao magistério, valorizando a escola pública e o direito à educação de qualidade.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos