População encontra dificuldades no atendimento com pediatras

0
1266

 

Ainda que o município conte com o número de pediatras maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas pessoas ainda reclamam da demora no momento de buscar atendimento com o especialista. De acordo a Secretaria de Saúde, atuam em Guarulhos 418 profissionais, um índice de 32 por 100 mil habitantes, quando a organização aponta o ideal de 20 pediatras para um grupo de 100 mil moradores.

 

hospital-guarulhos

Apenas no SUS (Sistema Único de Saúde) estão cadastrados 380 profissionais da pediatria. A Saúde afirma que 70 deles estão lotados nas 69 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o restante distribuídos entre o Hospital Municipal da Criança e Adolescente (HMCA), as unidades de Pronto Atendimento 24 horas (PAs), além dos médicos generalistas que atendem a pediatria clínica nas unidades com Estratégia de Saúde da Família. Estes profissionais fazem uma média mensal de 45 mil atendimentos por mês.

Apesar dos expressivos números apontados pela pasta, a população se queixa na hora de buscar atendimento.“Conseguir uma consulta com pediatra em uma UBS às vezes demora meses. Por muitas vezes levei minhas meninas no Hospital da Criança e demorou horas para que elas fossem atendidas. Não sei as crianças estão adoecendo mais ou se os médicos que estão sumindo”, comenta a operadora de telemarketing Amanda Lopes da Silva, 32 anos.

“É complicado. Dizem que tem médicos, mas a impressão é de que eles não estão dando conta. Nos PAs e hospitais são horas de espera. Agora então com essa febre de dengue, qualquer hora estão lotados. Esses lugares deveriam receber reforço de pediatras”, opina a dona de casa Solange Alves Santos, 39.

Segundo a Saúde, apesar da Prefeitura realizar concursos públicos e processos seletivos periodicamente, a quantidade de aprovações fica abaixo dos 50%, pois há um alto índice de desistências dos convocados.

 

Fonte: Guarulhos Hoje