Pianista guarulhense lança single concebido durante a pandemia

0
89

 

A pianista, cantora e compositora guarulhense Aline Rissuto está a um passo de lançar seu próximo trabalho, a canção “Exílio”, disponível nas plataformas de streaming a partir do próximo dia 2 de abril. O single integra o EP “Conecte-se”, terceiro trabalho da cantora, concebido durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Para acompanhar o lançamento, acesse https://open.spotify.com/artist/3q4aeaBrYOrzIi7TxSnwBG?si=ktLSNsqXQSeME7jkcH1FYw.

 

 

O novo projeto apresenta duas outras canções, “Conecte-se” e “Desvolta”, todas compostas durante a quarentena em 2020, músicas que retratam um momento de intensa conexão pessoal e artística. Além das canções de “Conecte-se”, os videoclipes do EP também ficarão disponíveis no canal oficial da cantora no YouTube, no endereço: https://www.youtube.com/c/AlineRissuto.

 

O processo de criação

 

“Eu costumo dizer que quem tem a música nunca está sozinho. E embora eu respire música desde a minha infância, eu pude perceber isso de maneira muito mais intensa no período de isolamento. Estive sozinha na maior parte do tempo e aproveitei esse momento de introspecção para imergir nesse universo que me encanta, me traz equilíbrio emocional e muito prazer”, conta Aline, que durante todo esse período adentrou madrugadas criando músicas, letras, arranjos. “Fiz também cursos na área da composição e exercitei de forma demasiada, para não deixar a tristeza, a ansiedade e os conflitos internos serem maiores que minha vontade de produzir e fazer o que mais amo: música!”.

 

Para a criação da canção “Exílio”, Aline explica que os cursos e os exercícios foram essenciais ao processo de composição, um mergulho profundo dentro de si em busca de suas próprias emoções. “Diante desses exercícios, sobretudo o de abrandar o coração perante os mais diferentes conflitos emocionais, nasce a primeira canção do EP, “Exílio”, e ela veio como um presente, comecei a compor em uma determinada noite e no outro dia ouvi e ela estava pronta”, relembra a cantora.

 

Foto: Patricia Gonçalves

 

De acordo com Aline, “Conecte-se”, canção que dá nome ao EP, é a música mais intensa que já compôs até hoje. “A primeira parte eu compus em novembro de 2019 após uma experiência de conexão pessoal e espiritual, e ela ficou martelando em mim, ela falava comigo como se me pedisse para ser ouvida, a canção me pedia pra nascer, e todos os dias, mesmo executando outras atividades, ou na hora de dormir, eu pensava em cada frase, cada palavra e cada cadência que eu queria para ela”, revela Aline, satisfeita por tê-la terminado nesse período de inspiração.

 

Nessa brincadeira um tanto séria de praticar e criar canções, nasce “Desvolta”. “Eu troco facilmente qualquer lazer do final de semana para estar com meus instrumentos, e foi justamente em um domingo de isolamento que desliguei todos os equipamentos que pudessem me distrair, peguei o violão e compus “Desvolta”. A palavra que desperta curiosidade no ouvinte, sugere na verdade, voltar de onde está, por isso a brincadeira com a palavra “Desvolta” (volte pra mim). Esse recado é também para o coração, que tem medo de se entregar e acaba voltando das eventuais entregas, e “Desvolta” é um pedido ao coração para que ele siga firme diante de suas emoções”.

 

O resultado do intenso trabalho de criação ao qual Aline Rissuto se dedicou ganhou brilho com a participação dos músicos Franklin Bonafé (cello), Erick Pontes (guitarra), Frank Carvalho (baixo) e Lukas Felli (bateria). Os arranjos foram feitos pela própria Aline, juntamente com Rodrigo Hypollito (cellos) e Lukas Felli (“Desvolta”). A gravação, mixagem e masterização é assinada por Alexandre Fontanetti (Space Blues). E os videoclipes – gravados na Fazenda Dummont, em Bragança Paulista/SP – foram dirigidos e captados por Anderson Moura.

 

Carreira

 

O primeiro trabalho de Aline Rissuto foi lançado em 2017, o EP “Meu Ego”. Em 2019 a cantora lançou o disco “Passo”. A cantora já se apresentou em diversos festivais de música pelo país, com um repertório de releituras de músicas consagradas da música brasileira e trabalhos autorais.

 

 

Aline tem também uma carreira sólida na área da educação musical. Após formar-se bacharel, ingressou no curso de pós-graduação em educação musical, período em que participou de diversos cursos com importantes educadores de níveis nacional e internacional. Começou então a dar palestras, workshops e treinamentos para educadores de diversas partes do Brasil.

 

Para saber mais sobre Aline Rissuto, ver fotos e vídeos de seu trabalho, acesse https://www.alinerissuto.com.br/