Agentes de leitura participam de novo encontro com membros da AGL

0
83

 

Os escritores José Augusto Pinheiro e Antonia Vaz, membros da Academia Guarulhense de Letras (AGL), participaram nesta quinta-feira (18) de mais um encontro formativo com os agentes de leitura do programa Mais Cultura de Guarulhos. O encontro, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, tem como objetivo aproximar os jovens bolsistas de alguns dos principais escritores da cidade.

 

Durante o encontro, mediado pelo servidor Marcos Amaral, os bolsistas entraram em contato com o universo literário guarulhense, importante para ampliar seu repertório para atuação com grupos da comunidade e realizar atividades literárias pertinentes ao projeto.

 

No período da manhã, a turma formada por cerca de 30 participantes conversou com José Augusto Pinheiro, comunicador, palestrante, escritor e mestre de cerimônias que ministra palestras e apresenta eventos sociais e corporativos desde 1984. Pinheiro é membro da AGL desde 2003, na qual ocupa a cadeira de número 21, foi presidente no biênio 2016-18 e atualmente é o orador da instituição.

À tarde o grupo recebeu Antonia Vaz, membro da AGL desde 2008, em que ocupa a cadeira de número 3 e foi presidente no biênio 2019-20. Antonia dedicou grande parte de sua vida à educação. Apaixonada pela escola e pelo ato de ensinar, foi professora, diretora e supervisora escolar. Hoje, além de estreita relação com a AGL e com a profissão de terapeuta, Antonia mantém intensa produção literária, obras que estão disponíveis nas revistas da Academia Guarulhense de Letras desde que passou a fazer parte da instituição.

“Escreva o que pensa, o que sente, escreva todos os dias, nem que seja uma palavra, a história de cada um vale um livro, o jeito de narrar e a criatividade é que fazem a diferença de cada história contada”, explicou Antonia aos jovens, contando que é fortemente inspirada pela realidade.

Os encontros entre os agentes de leitura do programa Mais Cultura e os membros da Academia Guarulhense de Letras acontecem quinzenalmente pela plataforma Google Meet. A participação é exclusiva aos bolsistas.