Patrulha Maria da Penha supera mais de 5 mil atendimentos desde sua criação em 2018

0
120

 

A Patrulha Maria da Penha, serviço especializado da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, foi implantada em agosto 2018 para preservar a integridade de mulheres vitimadas pela violência doméstica e realizou mais de 5 mil atendimentos desde então. Referência na cidade, a patrulha, somente neste ano, realizou mais de 400 visitas a mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça.

 

O serviço é coordenado pela Inspetoria de Patrulhamento e Ações Sociais Preventivas (Ipasp), que está localizada na praça Antônio Nader, Gopoúva. Ela possui 25 agentes especializados que são comandados pela 1º Inspetora Darcy Maria Feitosa dos Santos desde a implantação do serviço.

Segundo a inspetora Darcy, no ano de 2020 “a Patrulha Maria da Penha realizou 2.673 visitas a vítimas de violência doméstica, com uma média mensal de 222 deslocamentos. Desde 2018 foram realizadas 5.300 visitas e 14 prisões em flagrante por descumprimento de medida protetiva”, esclareceu.

O comandante-geral da GCM, Francisco Borotta, afirma que “a Patrulha Maria da Penha é extremamente importante nas questões de segurança pública e no auxílio às vítimas, pois o índice de violência contra a mulher ainda é alto em todo o País”.