Outubro Rosa em Guarulhos

0
807

 

A Secretaria de Saúde programou uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para comemorar o Outubro Rosa, nome dado à campanha realizada sempre neste mês, que tem por objetivo incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Simbolizado por um laço de cor rosa, o movimento de luta contra a doença teve início em 1997, nos Estados Unidos.

outubro-rosa-guarulhos

 

Em Guarulhos, a programação do Outubro Rosa terá início nesta quarta-feira (1º), com um café da manhã que será oferecido às mulheres pela UBS Belvedere, ao som da apresentação musical de um usuário. A unidade também preparou para a abertura da campanha uma palestra com o médico ginecologista da unidade, atividade de danças circulares, além de confeccionar camisetas com o símbolo do movimento, as quais serão usadas pelos funcionários todas as quartas-feiras deste mês.

 

Ao longo do mês de outubro, a programação nas UBSs vai desde uma simples decoração com bexigas cor de rosa e distribuição de flores até a divulgação da campanha em rádios locais, promoção de dia da beleza, rastreamento de mulheres acima de 35 anos que nunca fizeram mamografia, realização de oficinas de artesanato e massagem, palestras, coleta e agendamento de exames e entrega de brindes.

 

Atividades aos sábados

 

Além disso, algumas UBS vão abrir aos sábados para atender às mulheres que trabalham fora e não têm tempo de procurar assistência nos dias de semana, como é o caso das unidades Recreio São Jorge e Vila Rio de Janeiro, que no dia 11 de outubro vão realizar coleta de exames, testes rápidos para detecção do HIV, orientações sobre o autoexame da mama, além de outras atividades voltadas para a autoestima da mulher.

 

No sábado (18), a UBS Seródio realizará um bate-papo com café da manhã, distribuição de brindes e palestras com a médica e equipe de enfermagem, a partir das 8 horas, com continuidade das palestras ao longo da semana do dia 20. Também neste dia, a UBS Mario Macca oferecerá um café da manhã para as mulheres, com música, oficina de artesanato, massagem e distribuição de flores, além de coleta de exame.

 

Ainda no sábado, dia 18, haverá ações de prevenção contra a doença nas unidades Cidade Martins, Marinópolis e Palmira, onde acontece o circuito das mamas, com consultas médicas e de enfermagem, atividade essa que já terá divulgação na semana anterior.

 

A programação do Outubro Rosa também abrirá unidades de saúde no sábado (25). Nessa data, a UBS Novo Recreio organizará palestras sobre o tema, coleta de exame, sessão de maquiagem e sorteio de brindes, assim como a UBS Cummins. A UBS Bananal oferecerá atendimento com cirurgião dentista, bem como fará coleta e avaliação de exames.

 

Já a UBS Paulista promoverá o Sábado Especial para a Mulher, com ações de planejamento familiar, orientações sobre doenças e coleta de exames. Além disso, no chamado Projeto Saúde Verde servirá chá com ervas medicinais durante a roda de conversas, onde a mulher poderá solucionar dúvidas a respeito de sua saúde.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos