Outubro Rosa em Guarulhos

0
1172

 

A Secretaria de Saúde de Guarulhos em parceria com o Instituto Avon irá promover uma série de atividades no Bosque Maia neste sábado (3), das 9 às 14 horas, para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e também do colo de útero. A iniciativa integra a programação do Outubro Rosa, que se estende até o final do mês, com atrações diferenciadas em quase todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

 

outubro-rosa-guarulhos

 

Aulas de dança, ginástica, partida de futebol para mulheres, acupuntura, ações de promoção à saúde e sorteio de brindes da Avon são algumas das atividades programadas para este sábado (3), no Bosque Maia. Totalmente gratuita, a programação será distribuída nas 15 tendas que serão instaladas no local, onde a população poderá medir a pressão arterial; realizar exames para o diagnóstico de diabetes, além de fazer o teste rápido para detecção do HIV e sífilis; receber orientações sobre violência contra a mulher e participar de palestras.

 

A médica ginecologista Heloísa Helena Sampaio Ferreira de Castro, diretora da Região de Saúde Centro, vai abrir o ciclo de palestras, às 10 horas, falando sobre a prevenção do câncer de colo de útero. Ao longo do dia, uma equipe com 15 profissionais de enfermagem do Grupo Fraternal Maria Júlia somará esforços com a Secretaria de Saúde para a realização dos exames. Já as atividades esportivas e de lazer serão comandadas por dois grupos de educadores físicos da Avon.

 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o assunto. Em Guarulhos, o tema vem sendo ampliado com a intensificação da prevenção do câncer de colo de útero.

 

Programação nas UBS:

 

Durante todo o mês de outubro, várias UBS farão atividades especiais para incentivar a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. A programação vai desde a intensificação da coleta de exames, palestras, atividades físicas, e organização de bazar até a promoção de Dia da Beleza, com a disponibilização de cabeleireiro, maquiagem e manicure, tudo de graça para a população.

 

Além disso, algumas unidades vão abrir aos sábados para atender às mulheres que trabalham fora e não têm tempo de procurar assistência nos dias de semana, como é o caso da UBS Cummins, Allan Kardec e São Rafael, que farão ações para o público feminino no próximo dia 17; UBS Mario Macca, Soimco, Recreio São Jorge e Seródio, que funcionarão no sábado (24) e a UBS Cabuçu, que estará aberta no dia 31. Além da solicitação de exames, elas contarão com atrações diferentes, como café da manhã, teatro, atividades físicas e de beleza.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos