Orquestras de Guarulhos levam obras de Villa-Lobos e Strauss ao Teatro Padre Bento

0
69

 

Para marcar a estreia da Temporada 2022 no Teatro Padre Bento, nova sede das orquestras de Guarulhos, no próximo domingo (1º), às 17h, a Orquestra Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem apresentam o espetáculo As Quatro Canções, com obras-primas de Heitor Villa-Lobos e Richard Strauss. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, o espetáculo ficará disponível no canal do YouTube das orquestras.

 

 

Bem na metade do século XX dois grandes compositores escreveram obras para soprano e orquestra. Nesse espetáculo da série Convidados Especiais, as orquestras da cidade trazem a soprano Tati Helene ao palco do Teatro Padre Bento, que fica no Jardim Tranquilidade, para interpretar o ciclo das Quatro Últimas Canções, peças do alemão Strauss compostas em 1948, e as canções de A Floresta do Amazonas, do brasileiro Villa-Lobos.

 

As Quatro Últimas Canções foram compostas em 1948 e estão entre as últimas peças de Richard Strauss. O compositor alemão não viveu para ouvir sua obra apresentada e, poucos anos após sua morte, tais canções já haviam se tornado umas das mais famosas peças do repertório lírico.

 

Composta em 1958, A Floresta do Amazonas também foi uma das últimas composições de Villa-Lobos. A peça foi comissionada pela Metro-Goldwyn-Mayer para a trilha sonora do filme Green Mansions (A Flor que não Morreu), de Mel Ferrer, estrelado por Audrey Hepburn e Anthony Perkins.

 

“A apresentação desse espetáculo com a combinação das obras de Strauss e Villa-Lobos oferecerá ao público um novo panorama para essas produções, um encontro marcado por obras de dois grandes compositores, escritas numa mesma época e interpretadas por uma solista”, observa o maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras.

 

Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras de Guarulhos acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.

 

Serviço

 

Orquestra Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem apresentam As Quatro Estações

 

Data: domingo, 1º de maio

Horário: 17h

Local: Teatro Padre Bento – rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade

Ingressos gratuitos no site http://orquestrasdeguarulhos.com/

Disponível a partir de 5 de maio no canal do YouTube das orquestras de Guarulhos

(https://www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g)