Orquestra Jovem de Guarulhos estreia temporada 2023 com o espetáculo Samba em Concerto

0
263

 

Grande sucesso de público, o espetáculo Samba em Concerto retorna aos palcos da cidade no dia 25 de fevereiro, sábado, às 20h, no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. Com acompanhamento da Orquestra Jovem e a participação de artistas guarulhenses, a apresentação marca o lançamento da temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, que contará com uma intensa programação de cerca de 60 concertos até o final do ano. Os ingressos gratuitos devem ser adquiridos pelo site http://orquestrasdeguarulhos.com/ingressos.

 

 

Sob regência de Emiliano Patarra e curadoria da cantora e compositora guarulhense Céllia Nascimento, Samba em Concerto é parte da série Nossa Gente, que aborda a cidade a partir de sua intensa atividade de produção cultural nas mais diversas linguagens. Nesse contexto, o espetáculo abre espaço para que artistas locais ligados ao samba possam dividir o palco com as orquestras, em arranjos criados com exclusividade para tais encontros.

 

Participam do espetáculo artistas da cidade ligados ao universo musical do samba, como a cantora Tereza Gama, vocalista do Clube do Balanço, o compositor e produtor Fernando Lima e o músico, compositor e agente cultural Carlos José Fernandes Neto, o Carlão da Vila.

 

Em sua 3ª edição, o espetáculo Samba em Concerto conta com arranjos do compositor Fernando Gomes, especialmente elaborados para abrilhantar o conjunto orquestral em meio à profundidade sonora dos ritmos do samba.

 

A apresentação da orquestra é resultado de profunda atividade de pesquisa e intenso trabalho de diferentes arranjadores, que vão muito além de questionar as fronteiras da música sinfônica, a exemplo de outros espetáculos já realizados que reuniram diversos gêneros musicais como o jazz e o rock, além de combinar também linguagens como o cartoon, os games e o circo, sempre mantendo o protagonismo e a participação ativa das orquestras.

 

Estreia da Gru Sinfônica na Temporada 2023

 

A Orquestra Gru Sinfônica faz sua estreia na temporada 2023 no domingo, 26 de fevereiro, às 17h, com repertório dedicado ao compositor alemão Johannes Brahms.

 

Ao palco do Teatro Padre Bento, a série Convidados Especiais traz dois nomes expressivos da música de concerto, o maestro Luiz Fernando Malheiro, que será o regente nessa ocasião, e o violinista Davi Graton, ex-spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). No palco eles compartilham sua técnica e a sensibilidade de suas interpretações.

 

Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, o espetáculo ficará disponível no canal das orquestras no YouTube (https://www.youtube.com/@orquestrasdeguarulhos2746). Todos os espetáculos são gratuitos e têm classificação livre.

 

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.