Nova Acrópole Guarulhos: Música e Filosofia de março apresenta os ensinamentos estoicos de Epíteto

0
75

 

Nos dias de hoje, cada um de nós está em busca das chaves que nos permitam experienciar o bem-estar no corpo físico em nossa vida interior. Preocupações, os inúmeros compromissos e uma sorte de outros fatores tiram o nosso foco e a possibilidade de aproveitar a existência humana da melhor forma e tirar aprendizados das situações cotidianas.

Na arte de buscar a Filosofia como ‘Amor à Sabedoria’, na tradução literal da palavra de origem grega, a Nova Acrópole sede Guarulhos convida a todos para a realização de mais uma edição do seu reconhecido Música e Filosofia, que acontecerá no dia 17 de março, no Teatro Adasmastor.

 

Justamente para acrescentar um ponto de conhecimento e reflexão sobre os dilemas enfrentados pelas pessoas, o tema da palestra será a obra ‘A Arte de Viver’, com os ensinamentos compartilhados pelo filósofo grego Epíteto (55 d.C). Com todas as adversidades vividas por ele – filho de escravos, habitou em Roma, na mesma condição, a serviço de Epafrodito, o cruel secretário do imperador romano Nero.

 

Embora tenha enfrentado grandes dificuldades pelo trabalho que exercia e as condições impostas à sua sobrevivência, iniciou sua vereda pelo estoicismo como aluno de Caio Musônio Rufo, outro filósofo da época. Anos depois, após conseguir sua libertação, abrir sua própria escola e por não ter deixado nenhum conteúdo escrito, seu discípulo Lúcio Flávio Arriano foi o responsável por compilar suas obras.

 

Nas meditações de Epíteto, a clareza da virtude estóica: a arte de viver em harmonia com a natureza como forma de estar bem consigo mesmo. Ele acreditava que adotar uma conduta pautada pela razão era o caminho para a paz interior.

 

Entre os conselhos deixados em seu manual, ‘a felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob o nosso controle e outras não’. Na visão do filósofo, a trilha mais salutar para nós é dedicar os esforços na realização das atividades que competem a nós, ‘pois aquilo que está em nosso poder está naturalmente à nossa disposição e livre de quaisquer restrição ou impedimento’.

 

Só por essa primeira ponderação trazida por ele, já podemos direcionar grande parte das questões que nos afligem. Como apreciador de sua obra, acredito que após a palestra, todos terão despertado o desejo de trazer as observações de Epíteto para a condução de suas vidas”, afirma Lucas Cardoso, voluntário de Nova Acrópole que ministrará o encontro.

 

O músico guarulhense Ronnie Oliveira

Ao final, todos são convidados a apreciar o musical do contrabaixista Ronnie Oliveira. Guarulhense, iniciou sua formação no Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG) e atualmente é professor de contrabaixo no projeto social Fábricas de Cultura, comandado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

 

Serviço

 

Música e Filosofia – A Arte de Viver, manual de Epíteto

Data: 17 de março, 11h

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos

Evento gratuito

Inscrições antecipadas por aqui: https://nova-acropole.org.br/agenda/guarulhos/palestra-a-arte-de-viver-melhor-segundo-epicteto/

 

Nova Acrópole sede Guarulhos

São Vicente, 212 – Gopoúva, Guarulhos

WhatsApp: (11) 93466-9900