Monitoramento de trânsito em Guarulhos

0
1633

 

Dia claro, sol forte, férias, início da tarde de quarta-feira, dia 15; cruzamento da avenida Tiradentes com a rua Claudino Barbosa, sentido bairro; trânsito calmo e, de repente, um homem atravessa na frente de um carro vermelho, que tenta desviar, não consegue e o atropela. A cena está ali, em uma das câmeras da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos – CIIG, cujos funcionários já se movimentam para acionar o socorro necessário.

 

De outro ponto, vem a informação de um acidente envolvendo um ciclista, na avenida Doutor Timóteo Penteado, altura do nº 2.700, que necessita do Corpo de Bombeiros. A confirmação vem pouco depois, de que o ciclista, embora bastante machucado, não aceitou ser socorrido ao hospital.

 

 

Dois casos com rápido atendimento, via Central de monitoramento da Secretaria de Transportes e Trânsito, que acompanha tudo que acontece em Guarulhos através de 50 câmeras distribuídas entre os principais pontos do município. São 24 horas ininterruptas de fiscalização do trânsito, através de um novo conceito de segurança, contando também com a agilidade dos funcionários, que acionam imediatamente agentes de transportes e trânsito, a Polícia Militar (um PM fica na CIIG atendendo 190), Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, diminuindo o tempo de atendimento de uma ocorrência.

 

A CIIG também é a pioneira no projeto Radar, que realiza a leitura de placas dos veículos, através dos 190 radares da cidade, em uma parceria com a Polícia Militar, para identificar carros roubados ou furtados. O sistema identifica veículos nessa situação e a PM é avisada em 3 segundos.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos