Mais de 4 mil eleitores de Guarulhos trabalharão como mesários

0
584

Desde 2004, a Justiça Eleitoral realiza uma campanha que incentiva os eleitores a se cadastrar para trabalhar como mesários de forma voluntária nas eleições. Para o próximo pleito, que ocorre em outubro, Guarulhos recebeu um total de 4.729 pedidos de inscrição para mesário voluntário, sendo que 4.086 dos inscritos foram aceitos e trabalharão.

Este número representa pouco mais de 30% do total de mesários que trabalharão este ano, pois serão convocados 12.955 ao todo, 11.830 ficarão nas mesas receptoras de votos e 1.125 nas mesas de justificativa. Os números ainda não estão fechados, pois algumas nomeações ainda estão ocorrendo.

mesarios-guarulhos
As pessoas que querem trabalhar voluntariamente como mesários, podem se inscrever pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ou pessoalmente no cartório eleitoral onde está cadastrado. O nome do eleitor interessado passará a fazer parte da listagem e, quando houver necessidade, será convocado. Qualquer eleitor com mais de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesário.

Não podem atuar como mesários os candidatos e seus parentes, mesmo que por afinidade, até o segundo grau, além do cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; pertencentes ao serviço eleitoral; menores de 18 anos; e os ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais.

 

Fonte: Guarulhos Hoje