Inscrições para passeio por trajeto do trem da Cantareira

0
1367

 

Estão abertas as inscrições para idosos e pessoas interessadas em participar do passeio pelo roteiro turístico #PartiuGuarulhos, que vai percorrer a trajetória do antigo trem da Cantareira. No século XX, ele percorria diversas estações instaladas na cidade para transportar passageiros e cargas. Quem quiser participar deve entrar em contato com o Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone 2475-7926. Há 40 vagas disponíveis.

Assunto:Partiu Guarulhos Local:Praça IV Centenário Data:06.08.2015 Foto:Sidnei Barros/PMG

Crédito da foto para Sidnei Barros – PMG – Imprensa

 

O passeio está programado para o dia 3 de outubro, com saída às 8h30, na sede da secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na avenida Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva. Ao longo do itinerário, será servido lanche para os passageiros. Não haverá cobrança de ingressos.

 

O primeiro local a ser visitado é o Museu do Jaçanã, onde funcionava a antiga estação de trem do bairro em São Paulo,passando pelos ramais nos bairros Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta e Parada Sorocabana. O trajeto terminará na praça IV Centenário.

 

Em formato city tour, o projeto, que é da Prefeitura, com o apoio da iniciativa privada, contarácom acompanhamento de um guia de turismo e de um historiador durante todo o percurso feito dentro de um microônibus.

 

História

 

Segundo o historiador Elton Soares, durante 50 anos, de 1915 a 1965, a Estação de Guarulhos serviria para trazer um grande desenvolvimento para a cidade, cuja ligação com a capital ficava mais ágil, proporcionando em 1931 a inauguração do Hospital Padre Bento, na região do Gopoúva. Apesar de todos estes benefícios trazidos pela estação, o ramal de Guarulhos duraria apenas 5 décadas. Em maio de 1965, foi extinta por meio de um projeto de lei do ex-deputado federal e ex-governador André Franco Montoro.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos