Guti é reeleito Prefeito da cidade de Guarulhos com 57,83% dos votos válidos

0
188

 

Com alto índice de abstenção, o segundo turno da eleição em Guarulhos teve 665.032 votos no total, dos quais 565.485 válidos. Os votos nulos somaram 70.421 e os brancos 29.126.

 

O atual prefeito, Gustavo Enric Costa, o Guti (PSD) teve 327.022 votos, alcançando 57,83% dos votos válidos. O ex-prefeito Elói Pietá (PT) teve 238.463, o que corresponde a 42,17% dos votos válidos.

 

 

A diferença entre os dois candidatos foi de 88.559, inferior, portanto, à soma dos brancos e nulos, 99.547 votos.

 

A coligação que levou Guti ao segundo turno foi composta pelos seguintes partidos, além do PSD: Cidadania, Republicanos, MDB, Podemos, PSC, PTC, PSB, PSD e Patriota. No segundo turno, ele recebeu apoio do ex-candidato a prefeito pelo PROS, Eduardo Barreto, e da direção do PSL, que no primeiro turno esteve com a tucana Fran Corrêa. Reeleita pelo PSDB, a vereadora Carol Ribeiro passou a apoiar Guti no segundo turno.

 

A coligação que levou Elói Pietá ao segundo turno foi composta pelos partidos Rede e Solidariedade, além do PT. No segundo turno, ele recebeu apoio do PSOL, do PV, do PDT e do PCdoB.

 

A campanha no segundo turno foi marcada por acusações de parte a parte, incluindo recursos à Justiça Eleitoral. Guti obteve direito de resposta no Facebook da campanha do PT e a apreensão de folhetos de Pietá com acusações a sua gestão. A coligação de Pietá obteve da Justiça Eleitoral o direito de ter acesso aos formulários das pesquisas do Ibope e da Real Time Big Data, que apontavam a vitória de Guti. A pesquisa do instituto Gov Net, encomendada pelo PT e que indicava vitória de Pietá, não chegou a ser contestada pela coligação de Guti.

 

Fonte: Click Guarulhos