Guarulhos testa passagens de ônibus com QR Code

0
548

 

O guarulhense vai ganhar mais uma facilidade para utilizar o transporte público municipal. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), e a Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) iniciaram, no último dia 10, o teste do sistema de bilhetagem com QR Code –  código de barras bidimensional de leitura rápida impresso em papel e que armazena dados – na linha 453 do Terminal Urbano São João.

 

qr-code-guarulhos (1)

 

Nesse novo sistema, a compra desse bilhete pode ser efetuada com dinheiro ou cartão de débito na bilheteria do terminal, que conta com uma área específica. Após a aquisição da passagem, o usuário deve se dirigir à catraca exclusiva, aproximar o bilhete com o QR Code ao leitor específico e ingressar no ônibus. Visando a preservação e limpeza do terminal, foram instaladas lixeiras para o descarte do papel após a validação.

 

Essa modalidade de tarifação é para quem não tem ou não quer utilizar o Bilhete Único municipal. Outra diferença é que o bilhete com QR Code é válido apenas para uma viagem e não possibilita a integração com outras linhas.

 

Modernização

 

A implantação desta tecnologia faz parte do compromisso assumido pela administração municipal de modernizar o transporte público no município.  O secretário de Transportes e Trânsito, Giuliano Locanto disse que o uso da tecnologia vai facilitar a vida do usuário. “Estamos implantando esta nova tecnologia para agilizar o embarque do usuário, garantindo mais conforto e segurança nos trajetos”, afirmou Locanto.

 

qr-code-guarulhos (2)

 

Locanto explicou ainda que este sistema de bilhetagem introduz uma nova forma de acesso aos ônibus do município e contribui para diminuir o uso de dinheiro no sistema, tornando-o cada vez mais seguro e rápido para  usuários  e operadores do sistema.