Guarulhos receberá tocha olímpica

0
1056

 

A tocha olímpica, que marcará a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, no próximo ano, passará por Guarulhos. A Prefeitura já recebeu a confirmação do Comitê Organizador de que vai integrar o trajeto da pira olímpica no País. O roteiro pelo município e a data em que um dos principais símbolos dos Jogos passará pela cidade serão anunciados posteriormente. Um grupo de trabalho foi criado pela Prefeitura para acertar os detalhes com os representantes pela organização do evento.

 

tocha-olimpica-guarulhos

 

O Brasil se tornará o primeiro país da América do Sul a sediar as competições olímpicas. Iniciadas em 1896, os Jogos Olímpicos da chamada Era Moderna terá sua 32ª edição no Rio 2016. Ao todo, está prevista a participação de mais de 10 mil atletas originários de 204 países. As provas serão realizadas em 42 modalidades, com um total de 306 medalhas em disputa.

 

Até chegar ao Rio para a abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto, a pira olímpica percorrerá 250 cidades brasileiras, em uma rota terrestre de cerca de 20 mil quilômetros. Como já é tradição, a tocha olímpica será acesa em Olímpia, na Grécia, de onde sairá com destino ao Brasil no dia 27 de abril. Ela inicia o trajeto pelo País por Brasília, no dia 3 de maio.

 

Tradição milenar

 

A origem dos Jogos Olímpicos remonta à Grécia Antiga, onde foram criados há cerca de 2.500 anos. Naquele período, foram disputadas aproximadamente 300 edições, interrompidas depois da invasão dos romanos. Segundo a mitologia, os Jogos surgiram pelas mãos de Hércules, para homenagear seu pai, Zeus. O herói mitológico teria plantado a oliveira de onde seriam colhidas as folhas para emoldurar a coroa concedida aos vencedores.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos