Guarulhos recebe prêmio por investimentos em Saneamento Básico

0
586

 

A experiência de Guarulhos na área de saneamento básico, mais especificamente na do tratamento dos esgotos, contada pelo prefeito Sebastião Almeida em forma de artigo intitulado “Saneamento Básico é prioridade no Brasil”, rendeu ao município a publicação do texto na revista La Voz de los Alcaldes, uma associação internacional com sede em Barcelona, na Espanha, que reúne as principais cidades e regiões metropolitanas com mais de um milhão de habitantes (hoje são mais de 130 cidades membros).

O anúncio dessa premiação foi feito durante o XI Congresso Mundial da Rede Metropolis: “Uma Cidade para todos”, realizado entre os dias 6 e 10 de outubro deste ano na cidade Hyderabad, na Índia.

saneamento-basico-guarulhos

A revista faz parte do projeto “A Voz dos Prefeitos”, lançado em meio às comemorações dos 30 anos da Rede Metropolis. Um dos objetivos é perpetuar as boas práticas de políticas públicas.

A Rede Metropolis, da qual Guarulhos é membro desde 2009 (toda participação internacional do município é de responsabilidade da Coordenadoria de Relações Internacionais, criada em 2005), solicitou que as cidades membros produzissem um artigo contando uma experiência exitosa.

Entre as que enviaram o material, Guarulhos foi uma das premiadas com a publicação na revista.

Das ações desenvolvidas por Guarulhos, o saneamento básico, cujas intervenções são de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), tem um papel fundamental como Boa Prática de Políticas Públicas. As estações de tratamento de esgoto implantadas legitimaram Guarulhos a ser contemplada como uma das cidades a fazer parte do projeto “A Voz dos Prefeitos”.

O artigo do prefeito Sebastião Almeida foi um dos 20 primeiros selecionados e foi o único destacado, até o momento, na área de Saneamento Básico.

 

Fonte: Guarulhos Hoje