Guarulhos recebe médicos do Programa Mais Médicos

0
491

O secretário de Saúde, Carlos Derman, recebeu nesta terça-feira (4) mais quatro profissionais do Programa Federal Mais Médicos a título de reposição. Somados com outros cinco que chegaram no mês passado para o mesmo fim, o município passa a contar com um total de 56 médicos do programa, além de outros três do Provab (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica).

mais-medicos-guarulhos

Os nove profissionais são originários de Cuba e vão substituir aqueles que solicitaram o fim de missão ou não retornaram do recesso por algum motivo. Frankly Cobas Galano, Lazaro Ernesto Diaz Acosta, Lise Estrella Martinez Frometa, Manuel Navarro Mathieu e Santiago Antonio Velazco Coca, que chegaram no mês passado, já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Santa Paula, Jardim Cumbica I, Fortaleza, Marcos Freire e Recreio São Jorge, respectivamente.

Os recém-chegados Yaquelyn Feliciano, Niurka M. Gutierrez, Lázara Nueva Parada e Sirsi Guilarte Diaz, devem reforçar as equipes de Saúde da Família nas seguintes unidades: UBS Nova Cidade, UBS Marcos Freire, UBS Ponte Alta e UBS Santa Paula. O tempo de permanência deles no município será de três anos.

Guarulhos recebeu o primeiro profissional pelo Programa Mais Médicos em setembro de 2013. Outros 51 foram enviados pelo Ministério da Saúde entre outubro do mesmo ano até abril 2014, número que subiu para 54 em 2015, mas depois apresentou queda por conta de desistências e de um falecimento. Desde então, mais de 760 mil pessoas já foram atendidas pelos médicos do programa.