Guarulhos recebe mais 43,5 mil doses da vacina contra a gripe

0
413

 

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para os grupos prioritários foi encerrada na última sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde, que liberou as doses restantes a toda população a partir dessa segunda-feira (3). Porém, a procura pela vacina após a liberação foi grande em Guarulhos, que imunizou 38.394 pessoas em três dias. Por isso, o município pleiteou mais um lote remanescente ao governo do Estado, que atendeu ao pedido e enviou à cidade mais 43.500 doses nesta quinta-feira (6).

 

 

Com isso, a partir desta sexta-feira (7), a Secretaria de Saúde já começará a reabastecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com essas doses restantes, que ficarão disponíveis para toda a população até acabarem os estoques. A decisão de liberar a vacina às pessoas que não integram os grupos de risco foi anunciada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no último dia 29, por conta da baixa cobertura vacinal em todo o País, que ficou em 75,08%, enquanto a meta era de imunizar 90% do público-alvo.

 

Em Guarulhos, o único grupo de risco que além de alcançar a meta de vacinação, superou o percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde, foi o dos idosos com 97,24%. Já a adesão menor foi das gestantes (53,41%). No geral, a cobertura vacinal do público-alvo na cidade foi de 78,27%. A liberação das doses para toda a população tem por objetivo aumentar a proteção da sociedade, uma vez que quanto mais gente imunizada, menor é a circulação do vírus.

 

Produzidas pelo Instituto Butantan, as doses utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B. Incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1.999, a estratégia de vacinação contra a gripe tem por objetivo reduzir internações, complicações e mortes e decorrência da doença.