Guarulhos garante recursos para Linha 13 até Bonsucesso

0
2305

 

A bancada paulista da Câmara dos Deputados, em Brasília, definiu a destinação de R$ 25 milhões de emenda parlamentar para a elaboração dos projetos básico e executivo que permitirão levar a Linha 13-Jade, da CPTM, até a região de Bonsucesso, o que beneficiaria mais de 400 mil pessoas diariamente. O projeto atual, que está em execução, prevê estações apenas no Cecap e no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

 

cptm-guarulhos

 

O pleito do município para a extensão da Linha 13 foi entregue pessoalmente pelo prefeito Sebastião Almeida ao líder da bancada paulista, o deputado Milton Monti, na última terça-feira, dia 13, na Capital Federal. A decisão dos deputados paulistas foi tomada na noite de quarta-feira e prevê a inclusão destes recursos já para o orçamento da União em 2016.

 

O projeto da Linha 13 da CPTM é muito bom, mas hoje só atende a quem se dirige ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com a emenda dos deputados paulistas, o Estado terá recursos para elaborar um projeto até Bonsucesso”, disse o prefeito Almeida. “Isso é importante, porque oferece condições de tirar a obra do papel por meio de recursos próprios ou outros tipos de financiamento”.

 

Almeida foi a Brasília acompanhado pelo deputado estadual Alencar Santana e pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira. Eles protocolaram o pedido junto a Monti, solicitando a extensão da Linha-13 sob a justificativa de que a extensão atenderá até 400 mil pessoas por dia. A Prefeitura quer incluir no novo projeto estações nas regiões do Presidente Dutra, Santos Dumont, São João e Bonsucesso.

 

O documento entregue a Monti e aos demais deputados ainda ressalta a importância da realização dessa obra em paralelo a duas outras grandes intervenções realizadas neste momento em Guarulhos, que são a construção do trecho Norte do Rodoanel e as obras de macrodrenagem e infraestrutura na Marginal do Baquirivu.

 

Os deputados foram muito sensíveis ao nosso pedido, porque sabem da importância dessa obra para a nossa cidade. Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado, mas ainda não dispõe de linhas de trem ou de metrô que possam atender sua população”, disse o prefeito, lembrando que as obras da Linha 13 estão em andamento por intermédio de uma parceria entre o Estado e o Governo Federal.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos