Guarulhos contra AIDS

0
657

 

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em todo o mundo nesta segunda-feira (1º), ficará marcado em Guarulhos pela entrega de uma unidade móvel do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids). O consultório itinerante irá oferecer testes rápidos para detecção do HIV e sífilis, hepatites B e C, atendendo a população mais vulnerável e em pontos estratégicos da cidade.

 

aids-guarulhosfoto: Jair Malavazi/PMG 

 

A solenidade de apresentação do consultório móvel aconteceu pela manhã, no Adamastor Centro. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, a unidade itinerante já começou a realizar testes rápidos anti-HIV e a fornecer orientações sobre DST/Aids à população na rua Dom Pedro (Centro), ação que terá continuidade nesta quinta-feira (4), na praça Getúlio Vargas, no mesmo horário.

 

Fique Sabendo

 

Outra novidade lançada neste Dia Mundial de Luta contra a Aids foi o lançamento do novo teste para a detecção do HIV na cidade. O novo teste é feito a partir de fluído oral, líquido que se acumula próximo da gengiva e da mucosa da bochecha e que pode ser coletado pela própria pessoa com uma haste. A inovação, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, abriu no município a Campanha Fique Sabendo, que se estende até sexta-feira, dia 5, com a intensificação da oferta de exames para detecção da doença.

 

“O objetivo é incentivar a realização do teste anti-HIV e o diagnóstico precoce da doença, para que o tratamento seja iniciado em tempo oportuno”, explicou o coordenador do Programa de DST-Aids da Secretaria de Saúde, Ricardo Gambôa. Para tanto, 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, além do Ambulatório da Criança (Centro), Centro de Testagem e Aconselhamento em DST-Aids (Gopoúva) e Serviço de Atendimento Especializado em DST-Aids Carlos Cruz (Parque Jurema) estarão engajados na Campanha.

 

A maior parte das UBS oferecerá o teste rápido feito a partir da coleta de uma gotinha de sangue da ponta do dedo, cujo resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos, sendo que em alguns serviços, a população também encontra o teste novo, que dispensa a picada e utiliza fluído oral. “Tire o peso da dúvida. Faça o teste de HIV e retire seus preservativos em uma unidade participante”, é o slogan da campanha.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos