Guarulhos adere à Rede Brasileira de Banco de Alimentos

0
160

 

A Prefeitura de Guarulhos aderiu à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, instituída em 2016 pelo Ministério de Desenvolvimento Social. O termo de compromisso e participação foi assinado no último dia 6 de setembro, pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A medida possibilita ao município ter acesso a recursos federais, apoio na qualificação da equipe técnica, apoio na identificação e fidelização de doadores de alimentos, além do certificado de reconhecimento pela Rede Brasileira de Bancos de Alimentos.

 

Foto: Sidnei Barros/PMG

 

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, destacou a importância da adesão à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. “Esta é uma conquista importante para a indispensável política de Segurança Alimentar e Nutricional no município. É um reconhecimento da excelência dos serviços prestados, e representa uma porta aberta para o fortalecimento do Banco de Alimentos de Guarulhos, através da garantia de acesso a recursos federais”, afirmou o secretário.

 

Banco de Alimentos

 

O Banco de Alimentos do município é um dos primeiros bancos de alimentos públicos do país e foi inaugurado há 17 anos. Atende 34 entidades fixas cadastradas, 11 instituições esporádicas, seis equipamentos públicos (as duas unidades do Restaurante Popular Solidariedade, Consultório de Rua (Secretaria da Saúde), Centro Pop, CRAS – Centro de Referência da Assistência Social Itapegica, Albergue Centro e Secretaria de Esportes (ginástica artística e handebol). Nos últimos 20 meses, distribuiu 965 toneladas de alimentos.

 

Ele também desenvolve ações de Educação Alimentar e Nutricional como o Saúde com Casca e Tudo (reaproveitamento integral de alimentos e combate ao desperdício), Pronutris – Projeto Nutritivo Saber (projeto-piloto de Segurança Alimentar e Nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas no CRAS) e cursos de capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional.

 

O Banco de Alimentos de Guarulhos faz parte da Rede Metropolitana de Banco de Alimentos de São Paulo (RMBA-SP), formada por municípios da região metropolitana e visa equilibrar a forma de trabalho, a diminuição de desperdício, a troca de experiências e informações entre os Bancos de Alimentos.