2º Desfile Inclusivo de Guarulhos emociona público e modelos

0
67

 

Emoção e alegria resumem o 2º Desfile Inclusivo promovido pela Prefeitura de Guarulhos e realizado no Internacional Shopping, no sábado (22), em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. O evento foi prestigiado por numeroso público, pelo prefeito Guti e o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Toninho Messias.

 

 

Pela passarela passaram 27 modelos com deficiência e de diversas idades, que desfilaram com roupas oferecidas pelas lojas participantes e acessórios dos estilistas Gustavo Silvestre e Luíza Moraes. Na oportunidade, o Quartetop, formado pelas quatro musers e youtubers: Bela Benite, Biah Herrero, Mah Marangoni e Juju Franco. A cantora Milena Domi também se apresentou e distribuiu CDs.

 

Guti elogiou os organizadores e patrocinadores do evento e recomendou que para a terceira edição já pensassem em um espaço maior para adequar o público que cresce a cada ano. Além disso, enalteceu a iniciativa dos lojistas por presentear os modelos com as roupas dos desfiles. “Tudo foi feito sem gastar um real do dinheiro público. Agradecemos ao Internacional Shopping, aos lojistas e ao Projeto Clarear pela audiodescrição, com Araçari, Walter e Jenifer”, disse o prefeito.

 

Ainda em sua fala, Guti afirmou que Guarulhos conquistou uma vitória que irá atingir a todos, referindo-se à concessão do Saae à Sabesp, que, após a oficialização desse processo, prevê em 100 dias o fim do rodízio de água no Centro de Guarulhos e no Pimentas, e em 180 dias em quase toda a cidade. “Será um avanço extraordinário para todos guarulhenses. Em relação às pessoas com deficiência sabemos que precisam de zelo maior, principalmente com a higiene pessoal e com certeza a água faz muita falta”, ressaltou.

 

Proposta

 

De acordo com Toninho Messias, a proposta é estimular a participação da pessoa com deficiência em atividades culturais, promover a autoestima, o orgulho e a valorização da imagem, além de explorar o potencial criativo e artístico de cada um. “O desfile é pra mostrar à sociedade que o deficiente tem que estar onde ele quiser. A arte é uma forma de quebrar paradigmas, mostrar que a pessoa com deficiência também pode participar de desfile de beleza ou de moda como qualquer outra”, afirmou o subsecretário.

 

O 2º Desfile Inclusivo foi apresentado por Patrícia Marques, teve o apoio do Internacional Shopping, Associação dos Lojistas, dos fotógrafos voluntários Francisco Braga, Wilson Vitorino e Julia Dhyayani, e pela equipe de foto e filmagem da UnG.