GruAirport solicita à Agência Nacional revisão do contrato de concessão

0
487

 

A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A pediu a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a revisão do contrato de concessão, pois reclama de despesas extras que não estavam previstas no primeiro acordo, mas tiveram que ser executadas para que os projetos de expansão fossem concluídos.

Foi feito um pedido de reequilíbrio econômico-financeiro na Anac, pois a concessionária alega um impacto em sua conta devido às despesas extras não previstas no contrato assinado há dois anos. Os sócios que compõe a concessionária que administra o aeroporto são Invepar, Airports Company South Africa (Acsa) e a estatal Infraero. O grupo ganhou o leilão com uma proposta de R$ 16 bilhões e ágio de 373%.

aeroporto-guarulhos

Depois do contrato assinado, a empresa encontrou problemas que extrapolavam as suas obrigações, mas tinham que ser solucionados para a melhora do aeroporto, como a descoberta de um passivo ambiental que precisou ser sanado para a empresa conseguir a licença de operação do aeroporto. Também foram levantadas inadimplências contratuais do governo federal e deficiência das estruturas e atividades do aeroporto que não foram explicitadas no contrato.

Da mesma forma que as concessões rodoviárias, o reequilíbrio das contas da concessionária pode ser feito por meio de aumento de tarifas e do prazo de concessão, ou redução de algumas obrigações financeiras das empresas com o governo, entre outras opções. Se o pedido for aceito, cabe a Anac definir qual a melhor solução para o aeroporto de Guarulhos.

Procurada, a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

 

Gru Airport lança aplicativo para orientar passageiros

 

A Gru Airport lançou neste mês de novembro o aplicativo aeroporto, disponível para celulares que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android, que fornece informações sobre voos, mapas dos terminais, estabelecimentos comerciais, serviços ou mesmo situação do trânsito, para quem quer chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Disponível em três idiomas (português, inglês e espanhol), o aplicativo conta com mapas dos quatro terminais, com a lista de lojas e estabelecimentos comerciais, e envia alertas de status de voos em tempo real. Ao baixar o aplicativo, o celular define automaticamente a língua que será adotada, de acordo com a configuração utilizada no aparelho. Caso o passageiro use outra língua no seu celular, o sistema definirá o inglês como padrão.

Por meio do Google Maps ou do Waze, ele também facilita o trajeto até o aeroporto, com uma função para traçar a melhor rota e com o tempo estimado de chegada. Essa é a primeira fase de desenvolvimento do aplicativo, que no primeiro trimestre de 2015 terá ainda mais funções e novidades para os passageiros.

 

Fonte: Guarulhos Hoje