GCM resgata oito pássaros silvestres em cativeiro ilegal no Jardim Oliveira

0
68

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou na sexta-feira (29) oito pássaros silvestres em cativeiro ilegal na rua Pindaí, no Jardim Oliveira. A equipe da Inspetoria Leste, em patrulhamento preventivo, deparou com os animais em gaiolas afixadas no muro de uma residência e constatou a falta de anilhas e de autorização do Ibama, o que configura que as aves eram provenientes de captura ilegal na natureza.

 

 

Os pássaros resgatados foram das espécies azulão, pássaro-preto, pixarro, caboclinho, patativa-verdadeiro, maitaca e coleirinho. Eles foram encaminhados aos cuidados veterinários no Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras-SP).

 

Um homem se apresentou como proprietário das aves e foi informado sobre o delito, sendo encaminhado ao 4° Distrito Policial para conhecimento da autoridade de plantão, que lavrou boletim de ocorrência por crime ambiental, conforme o artigo 29 da lei 9.605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa a quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão.