GCM resgata criança em situação de risco e vulnerabilidade social no Jardim Bom Clima

0
433

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou na madrugada desta quarta-feira (10) uma criança de três anos em situação de risco e vulnerabilidade social no Jardim Bom Clima. Durante um patrulhamento preventivo os agentes ouviram seu choro e a encontraram com a mãe, de 40 anos, que estava embriagada, sem condições físicas e psicológicas de proteger a filha naquele momento.

 

 

Os guardas intervieram, conduzindo-as ao Hospital Municipal de Urgências (HMU), onde ambas foram avaliadas pelos médicos. Com a chegada da conselheira tutelar, as ações se concentraram em assegurar a prioridade absoluta e integral à criança, conforme definido na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

A mãe permaneceu em atendimento médico e será assistida pelo serviço social da Prefeitura de Guarulhos. Em casos que envolvem pessoas com vício em álcool e outras substâncias tóxicas, as medidas de proteção são diversas, dentre elas orientação, apoio e acompanhamento temporário, inclusão em programas comunitários ou de auxílio à família, crianças e adolescentes, requerimento de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico e até a colocação em família substituta.

 

O Conselho Tutelar Taboão acompanhará o caso com vistas a garantir as melhores condições à criança.