GCM forma 93 agentes concursados e amplia o efetivo de segurança pública de Guarulhos

0
83

 

Noventa e três guardas civis municipais (GCMs) de Guarulhos aprovados no concurso de 2022 formaram-se no Adamastor nesta sexta-feira (8), aniversário de 463 anos da cidade, após fazerem um curso de sete meses de capacitação teórica e prática para compor o patrulhamento da cidade. Com a adesão dos novos servidores, o município conta atualmente com 816 GCMs.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

A corporação deve crescer ainda mais após março de 2024, quando um pelotão de 26 agentes receberá seus certificados e somará 842 guardas na manutenção da ordem em Guarulhos.

 

“A cidade acumula conquistas em segurança pública nos últimos anos, com frota renovada, quase 120 novos GCMs e equipamentos modernos. Uma equipe inteligente e qualificada como essa precisa de pessoas dedicadas, como vocês, das quais tenho muito orgulho”, parabenizou o prefeito Guti.

 

Enquanto estudantes, os formandos receberam treinamento em técnicas de policiamento, primeiros socorros, resolução de conflitos, legislação em segurança pública, direitos humanos, entre outros temas. “Nossa GCM é uma das mais preparadas e mais capacitadas do país, portanto vocês são profissionais diferenciados”, celebrou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Márcio Pontes.

 

A GCM 3ª classe Mafra é uma das que completaram a formação. Para passar no concurso com o qual sonhava, ela dividia sua jornada como mãe, amamentando e cuidando de um bebê, trabalhadora e estudante, dentre outras responsabilidades. Ela contou que ingressar no curso foi uma vivência enriquecedora e sempre próxima aos profissionais mais antigos da corporação – que completou recentemente 26 anos de história.

 

Toda semana os estudantes eram visitados ou recebiam aulas dos comandantes, secretário, inspetores e equipe do gabinete, que checavam suas necessidades e progressos. “Foi muito bom. E agora a gente espera com essa formação que consigamos realmente apoiar o município de Guarulhos pra tudo que ele enfrenta, que nos tornemos presentes na vida do munícipe”, enfatizou Mafra.

 

Com o curso os agentes exercem o cargo de GCM 3ª classe. Após três anos no cumprimento dessa função, o guarda é promovido a 2ª classe e ao longo dos anos poderá evoluir no plano de carreira e chegar às demais graduações, como 1ª classe, classe especial, classe distinta e inspetorias.

 

A cerimônia formou também 25 agentes de Arujá por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas de Guarulhos (Efag), um incremento de 50% à equipe da corporação vizinha.