GCM e Anatel desativam três estações clandestinas de rádio no Cabuçu

0
330

 

Nesta quarta-feira (17) três estações de rádio clandestinas foram desativadas pelo patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na mata do Parque Estadual da Cantareira, no Cabuçu. A força-tarefa visa a combater os riscos à operação aérea na cidade causados por transmissores ilegais, além dos prejuízos ao funcionamento regular de canais oficiais e legalizados.

 

 

Foram apreendidos 300 metros de cabos e equipamentos transmissores. Com técnicas específicas para escalada, os guardas retiraram alguns desses materiais de árvores com mais de dez metros. “Os infratores procuram locais altos e escondidos em mata fechada justamente para dificultar o acesso da fiscalização. No entanto, nossas ações conjuntas já fecharam 136 estações clandestinas nos últimos quatro anos”, relata o inspetor da GCM Ambiental, Pedro Sarmento.

 

De acordo com os fiscais da agência reguladora, os transmissores apreendidos têm potência para atingir toda a Região Metropolitana de São Paulo, o que pode causar ainda mais interferência em frequências utilizadas por aviões.