GCM apreende equipamentos de rádios clandestinas em operação conjunta

0
334

 

Equipes de patrulhamento ambiental e tático da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos participaram nesta quarta-feira (5) de uma operação de enfrentamento às rádios clandestinas em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Corpo de Bombeiros Militar. Após percorrerem a Mata Fria, região que faz limite entre Guarulhos e Mairiporã, os agentes apreenderam uma grande quantidade de fiação e de transmissores piratas instalados em meio às árvores.

 

 

As operações integradas com essa finalidade são realizadas periodicamente para garantir a segurança do tráfego aéreo na cidade, uma vez que os transmissores ilegais próximos à zona aeroportuária interferem na comunicação de agentes da aeronáutica, inclusive entre pilotos em operação aérea e equipes de suporte.

 

A instalação de radiodifusores irregulares é crime previsto no artigo 183 da lei 9.472/97 e pode deter o infrator de dois a quatro anos, além de multar em dez mil reais. A atividade ilegal pode ser denunciada à Anatel pelo telefone 133.