Forças de Segurança vão às ruas pelo isolamento social

0
394

 

O grupo instituído pela Prefeitura de Guarulhos, formado pelas forças de segurança da cidade, reunindo a Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias civil, militar e rodoviária, está com seu efetivo nas ruas em apoio às ações de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid – 19), prestando orientações à população em pontos fixos e móveis, bem como percorrendo a cidade com viaturas equipadas com mensagens sonoras, de forma a reforçar as recomendações sobre a manutenção do isolamento em casa e evitar aglomerações.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

 

Neste sábado, dia 4, equipes fixas e móveis as corporações estarão no Lago dos Patos, na Vila Galvão, e também em diversas praças e locais públicos da cidade, com o intuito de dispersar aglomerações e prestar esclarecimentos sobre medidas de prevenção e isolamento social necessárias para se evitar o contágio pela doença. Nesta sexta-feira, dia 3, a operação está sendo mobilizada em comércios nas regiões dos Pimentas, Jardim São João e Taboão, entre outros bairros periféricos da cidade. A operação tem apoio operacional de agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

 

Definições

 

Na ação, agentes da GCM e da SDU, juntamente com demais forças polícias, vão fiscalizar e inibir aglomerações em bares e estabelecimentos comerciais que foram alvo de denúncias nos mais distantes bairros da cidade. A medida visa o cumprimento do decreto municipal que determina que qualquer estabelecimento comercial não essencial que estiver aberto terá suas atividades suspensas, sendo passível de multa e até perda da licença de funcionamento.

 

A operação foi definida na manhã desta sexta-feira (3), em reunião comandada pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, para tratar de ações voltadas à contenção da disseminação do novo Coronavírus para os próximos dias.  Na oportunidade, representantes das secretarias de Assuntos para Segurança Pública, Governo, Desenvolvimento Urbano e Transportes e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal delinearam novas estratégias de apoio à fiscalização de comércios não essenciais e o reforço na orientação sobre a necessidade de se manter o isolamento social, inibindo aglomerações em bares e estabelecimentos afins, como forma de evitar o contágio.

 

Denúncias

 

As denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento da GCM recebeu nos últimos dias mais de 200 reclamações por aglomerações. A maioria das denúncias foi feita por moradores das regiões do Cabuçu, Recreio São Jorge, Jardim São João, Bonsucesso e Pimentas.

 

Serviço

 

A Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal recebe chamados 24 horas, todos os dias da semana, pelos telefones 153 e 2475-9444.