Festa do Bonsucesso

0
1691

 

Tem início no dia 1º de agosto, um dos mais tradicionais eventos de Guarulhos: a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso, no Santuário de Bonsucesso. Em sua 274ª edição, a festa é realizada pela Paróquia de Bonsucesso, em parceira com a Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria de Cultura.

 

 

No bairro, os preparativos estão a todo vapor. Na última quinta-feira, dia 23, o mastro da festa passava pelas mãos de Antonio Ferreira de Oliveira num minucioso processo de preparação que leva ao menos uma semana. Com 12 metros de comprimento, o mastro é feito com madeira de eucalipto e precisa ser bem lixado e ficar lisinho para receber as mensagens e orações dos fiéis. Ele ainda vai receber uma cangalha no topo, com a imagem de Nossa Senhora, e será fincado na terra em um momento de muita devoção.

 

“A partir da bênção do mastro, em 1º de agosto, a responsabilidade dele é toda nossa”, explica Oliveira, devoto e capitão do mastro junto com a fiel Maria Aparecida Pedrosa. “Isto aqui enche de oração e pedido de agradecimento. É um momento lindo”, diz ele.

 

Tendo recebido inúmeras graças divinas desde que participa ativamente da festa, há 18 anos, Oliveira revela que só quem vivencia a festa pode saber o quanto ela é encantadora e peculiar em suas manifestações artísticas e religiosas. “Não dá para descrever. Tem que viver esta fé; esta tradição. Nossa festa existe há 274 anos e esta piedade popular, esta devoção, é um dos caminhos que levam a Deus”, expõe o fiel.

 

Conforme salienta o padre Carlos Vicente de Lima, cerca de 200 voluntários da comunidade estão envolvidos na festa. “Este ano teremos novidades, inclusive, a visita de dois ônibus com fiéis vindos de Campina Grande do Sul, no Paraná. É a primeira vez que receberemos estes romeiros. Toda a Diocese de Guarulhos, com suas 36 paróquias, está envolvida neste evento tão bonito”, ressaltou o pároco.

 

Tome nota

 

A 274ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Bonsucesso será realizada nos dias 1º, 3, 9, 16, 29 e 30 de agosto; este último com missa solene em honra à padroeira. A novena acontece de 20 a 28 de agosto.

 

A programação prevê apresentações artísticas e folclóricas, romaria de fiéis, bênção da terra (Carpição), entre outras coisas. O cronograma completo será divulgado na próxima semana.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos