Experimenta apresenta soluções tecnológicas e inovadoras para os serviços públicos em sua sexta edição

0
78

 

A Prefeitura de Guarulhos promoveu entre a última sexta-feira e domingo, dias 13 a 15, o Experimenta 2022, evento online que reuniu startups, estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, especialistas, entre outros perfis que sugeriram soluções inovadoras à administração pública, além de fomentar o  empreendedorismo tecnológico. O tema deste ano foi serviços públicos.

 

Na sexta o concurso de startups Pitch4Gru trouxe a apresentação de empreendedores que falaram sobre logística reversa, resíduos sólidos, educação ambiental, coleta seletiva, entre outros temas. Já no sábado o Fórum de Discussão promoveu um debate entre especialistas que apresentaram pautas relacionadas aos desafios da Secretaria de Serviços Públicos. Durante o fórum esses desafios foram lançados aos participantes do Hackathon, que enfrentaram uma maratona de 24 horas pensando e elaborando soluções para tais desafios. No domingo cada equipe mostrou a sua proposta em uma apresentação de quatro minutos.

 

No Pitch4Gru, a grande campeã foi a empresa Coletando Soluções Tecnologia Ltda., apresentada por Saulo Paolo Ricci, que mostrou uma solução relacionada à coleta seletiva e logística reversa. Completaram o pódio da competição a empresa LandApp, apresentada por Matheus Protti, em segundo lugar, e a terceira colocada, Gigi Arte & Ciência, apresentada por Gisiane Rodrigues. As três startups receberão juntas um prêmio total de R$ 15 mil.

 

Hackathon

 

No Hackathon, a equipe 6, composta pelos integrantes Renan Luiz, Carolina Damascena, Clayton Rodrigues e Bruno Ferreira, que apresentou a solução intitulada Projeto RCBC, sagrou-se campeã. A solução propunha otimizar o processo e os trâmites para a solicitação de serviços funerários e o acompanhamento desses pedidos.

 

Completaram o pódio o grupo 14 (Ana Carolina Santos, Brian Cabral, Danielle Rabello e Giovanna Bolla) em segundo lugar e o grupo 13 (Lucas Gabriel, Wanderleia Maria, Eduardo Maciel, Vitor Eduardo) em terceiro. Cada integrante das três equipes será contemplado com um voucher de três meses para utilizar a plataforma de cursos Impacta YourWay e um voucher para o curso de diversidade da Mestre de Diversidade Inclusiva (MDI).  O primeiro colocado, além da premiação já citada, terá a possibilidade de ser incubado e desenvolver a sua solução junto à Prefeitura de Guarulhos. Cada integrante ganhará também um gift card no valor de R$ 50.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Jorge Taiar, pasta responsável pela realização do evento, esta sexta edição evidenciou, mais uma vez, a importância do fomento à tecnologia e à inovação. “A diversidade de soluções de base tecnológica e inovadora apresentada apenas reforça como é importante que a Prefeitura continue investindo e apoiando ações como essa”, disse.

 

Já o secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, ressaltou a relevância que os projetos apresentados podem ter para a cidade. “O evento possibilitou, de diversas formas e com diferentes atores, conhecer caminhos alternativos para que a municipalidade possa enfrentar os desafios necessários a fim de avançar ainda mais em coleta seletiva, serviços cemiteriais e logística reversa”, comentou.

 

O Experimenta 2022 foi realizado pela SDCETI em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e contou com o apoio do Centro Universitário Eniac, por meio do seu braço social Innovation Incentivo e Desenvolvimento para a Formação Cultural. Os vídeos das transmissões dos quadros do evento estão disponíveis no site https://www.youtube.com/experimentaguarulhos.