Ex-estudante da rede estadual graduada em Harvard visita escola em Guarulhos

0
330

 

Os estudantes da Escola Estadual Professora Benedita de Oliveira Ale, localizada em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, recebem nesta quinta-feira (07) a visita de Tábata do Amaral Pontes, cientista política e astrofísica graduada pela Universidade de Harvard (EUA), que é ex-aluna da rede estadual de ensino. O encontro acontece das 9h às 16h, no pátio da unidade de ensino, e tem como objetivo reforçar junto aos estudantes a importância da dedicação aos estudos, a fim de conquistar uma boa colocação profissional.

 

 

Na ocasião, os estudantes conhecerão um pouco da história de Tábata, de sua trajetória como estudante da rede pública, além de suas conquistas através da educação. Antes de concluir suas duas graduações em uma das mais conceituadas universidades do mundo, sua dedicação aos estudos e as oportunidades ofertadas pela escola pública ajudaram a abrir os caminhos e tornar realidade o sonho de estudar em Harvard.

 

Tábata, que hoje tem 23 anos, cresceu na periferia da Zona Sul de São Paulo, no bairro da Vila Missionária, a cerca de 30 quilômetros da capital, onde cursou o Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor Isaltino de Mello, localizada em Jardim dos Prados. O bom desempenho da estudante na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP rendeu a ela a medalha de prata e uma bolsa de estudos no colégio particular Etapa, onde cursou todo o Ensino Médio.

 

Ao todo, colecionou mais de 30 medalhas em olimpíadas de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística. A possibilidade de morar e estudar no exterior começou a se concretizar no segundo ano do Ensino Médio, quando Tábata ganhou uma bolsa para estudar inglês na escola Cel.Lep, além de contar com a ajuda de instituições para cobrir os gastos do application (processo de candidatura às vagas das universidades norte-americanas). Além da Universidade Harvard, a estudante também tinha sido aceita por outras cinco universidades americanas, entre elas Caltech, Columbia, Princeton e Yale.