Escola Digital

0
1886

 

O secretário de Educação Moacir de Souza apresentou na manhã desta terça-feira (4), durante a abertura da 5ª Mostra da Educação Municipal, no Adamastor Centro, a Escola Digital Profª Maria Aparecida Contin. Cerca de 600 educadores participaram do evento.

escola-digital

 

A Escola Digital é mais uma ação do Programa de Formação Permanente da Secretaria de Educação, que tem por objetivo ampliar a modalidade de ensino à distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Serão oferecidas 320 mil horas de formação em 2015 e aproximadamente um milhão de horas em 2016.

 

Sua organização tem como base doze eixos de formação fundamentados na Proposta Curricular Quadro de Saberes Necessários (QSN), entre eles a gestão pedagógica, avaliação educacional, educação inclusiva na perspectiva dos direitos humanos e tecnologia educacional no processo de ensino/aprendizagem.

 

O secretário Moacir de Souza lembrou que a política de formação permanente é uma reivindicação antiga dos profissionais da educação e que a Secretaria já oferece diversas formações, como jornadas pedagógicos e cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em instituições públicas e privadas de ensino.

 

Para implantar a Escola Digital, expandindo o programa de formação permanente, a Secretaria de Educação deveria cumprir algumas etapas, como a revisão do plano de carreira, que permitiu a ampliação da jornada, fazendo com que o professor possa realizar a formação dentro do horário de trabalho. Outro desafio era absorver um grande número de profissionais interessados, além de providenciar a estrutura necessária para atendimento da demanda, o que foi resolvido com a modalidade EaD.

 

O grupo de profissionais que compõem a Escola Digital é formado por pessoas que já são do quadro da Secretaria de Educação, o que para o secretário municipal é muito positivo, porque preserva e valoriza todo o histórico do programa de formação permanente já existente. “Para além da aprendizagem colaborativa, os participantes têm a oportunidade de ser corresponsáveis pela sua própria formação”, ressaltou o secretário

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos