Empresa canadense busca parceria para produzir ônibus elétrico na cidade

0
551

 

A empresa canadense Letenda participou de um encontro na tarde desta quarta-feira (9) na sede da Cummins do Brasil, para apresentar um projeto de desenvolvimento de uma planta para a construção de ônibus elétrico movido à bateria. O prefeito Guti e diversos empresários da cidade estiveram presentes.

 

Nicolas Latendre fala dos ganhos com a eletromobilidade

 

O presidente da empresa sediada em Montreal, no Canadá, Nicolas Letendre, veio fazer a prospecção em Guarulhos após contato com o secretário Rodrigo Barros (Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação) durante a realização da Movin’On, seminário de mobilidade sustentável, em Montreal, no ano passado.

 

Para o prefeito Guti, o trabalho desenvolvido pela SDCETI é o de fomentar novos negócios e desenvolvimento para a cidade. “É com muita satisfação que vemos o interesse de empreendedores por Guarulhos, inclusive do exterior, o que demonstra o potencial da cidade. Fico ainda mais feliz quando vejo um projeto que pode significar um grande avanço para o guarulhense, tanto na criação de empregos, quanto na aplicação de inovações que somente trazem benefícios para melhorar a vida do cidadão. Torço para que dê tudo certo”, explicou Guti.

 

Iniciativa

 

Nicolas Letendre disse que já tinha interesse pelo Brasil, inclusive esteve no país em 2016 para fazer estudo do mercado. Com o conhecimento sobre Guarulhos, principalmente depois do contato com o secretário Rodrigo Barros, ele decidiu implementar seu projeto na cidade. “Esse encontro me motivou ainda mais vir para o Brasil, uma vez que passei a conhecer o potencial de Guarulhos”, reforçou Nicolas.

 

Ainda segundo Letendre, que trabalhou na empresa de aviação Bombardier, sua paixão por inovações e transporte sustentável o levou a mudar de ramo. “Há poucos anos estou nessa área, mas com muita expertise e base no trabalho cooperativo e inovador, estou concretizando meu sonho. E estou aqui para consolidar isso”, finalizou.

 

A proposta é a produção de ônibus elétricos movidos à bateria, que é uma tendência mundial. A grande vantagem é ambiental, pois o veículo não tem emissão de poluentes e conta com autonomia de 200 quilômetros com uma carga. Grandes projetos de eletromobilidade estão em curso, tanto que as cidades de Quebec e Paris deverão ter a frota de ônibus totalmente elétrica até 2025. Los Angeles prevê chegar nessa mesma meta em 2030.

 

Já Rodrigo Barros enalteceu o papel do poder público em induzir o desenvolvimento e gerar o ambiente favorável para trazer novos investimentos e melhor qualidade de vida para a cidade. “Temos o desafio de estar sintonizado com tudo que está acontecendo não só no limite de nosso município, mas também no mundo. Queremos uma Guarulhos de primeiro mundo. Inovação é palavra de ordem, inclusive encaminhamos para a Câmara um projeto de lei que incentive as empresas em investirem nessa área”.

 

Mensagem

 

O presidente da Cummins Brasil, Luis Pasquotto, não pôde participar do encontro, mas deixou uma mensagem enaltecendo o esforço do poder público municipal e a parceria com a iniciativa privada para tornar a cidade melhor.

 

Além da diretoria da empresa anfitriã, participaram da reunião o vereador João Dárcio, representando a Câmara Municipal, e os representantes das empresas Tuopu, EnerSys, Four Truck, Truck Van, Cerruns e Kaper, além da Guarupass e da Faculdade Eniac.