Empreendedores de Guarulhos recebem evento do Facebook neste sábado

0
1513

 

A cada nova porta aberta por um pequeno comerciante, Guarulhos se fortalece como terreno fértil para empreender. O município está entre os dois maiores polos de inovação do país, de acordo com estudo recente da Unicamp, e mostra que a atmosfera disruptiva das redondezas tem movimentado a cidade.

 

facebook-em-guarulhos

 

Depois de passar por seis estados no ano passado, o evento exclusivo do Facebook será realizado pela primeira vez em 2016 no campus Centro da Universidade de Guarulhos, entre 9h30 e 12h30. A programação conta com palestras sobre produção de conteúdo, dicas de como otimizar campanhas, além de debates com Márcio ‘Buzina’ e Beatriz Ferreira, empreendedores da região. Márcio, que nasceu no município, hoje toca o primeiro food truck de São Paulo. Beatriz ajuda a trazer frescor para a floricultura da família com quase 30 anos de história. Para fazer parte, basta se inscrever gratuitamente neste link.

 

De acordo com o relatório de desenvolvimento do governo local, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu quase 13 vezes nos últimos dois anos, com mais de 6.300 MEIs em atividade até setembro de 2015. E é nessa atmosfera de ascensão que será realizado neste sábado, 19 de março, o Impulsione seu Negócio com Facebook.

 

Novos negócios conquistam clientes com a ajuda do Facebook

 

O casal de advogados Rackel e Marcelo Nunes Mendonça se conheceu em um tradicional escritório de advocacia. Depois de quatro anos vivendo e trabalhando juntos, decidiram unir amor e negócios. Atualmente tocam a Luma Lua, loja de sapatos e acessórios que, mesmo sem completar um ano de existência, já colhe os primeiros frutos com a ajuda do Facebook. Entre os principais resultados, estão o bom relacionamento com as clientes e a venda para outros estados.

 

Rackel, colecionadora de saltos e aficionada por páginas de moda, preferiu apostar em Facebook e Instagram para prospectar clients e divulgar produtos.

 

Ela é a responsável pela parte criativa da página, enquanto Marcelo cuida da administração. “Uso o Facebook para mostrar parcerias com lojas locais e publicar fotos das clientes que ficam envaidecidas e querem se atualizar sobre as novas coleções”. Para Marcelo, a vantagem está na abrangência dos anúncios. “Por causa do Facebook, já vendemos sapatos no Rio de Janeiro, Minas Gerais e até em Miami.”

 

Também empreendedora de primeira viagem, a doceira Roberta Silva aprendeu a gostar de doces na cozinha da avó, especialista em bolos quentinhos que perfumavam a casa no final de tarde. Somado ao incentivo da mãe, que adorava organizar as festas de aniversário da família, ela decidiu que faria da própria vida uma festa – de negócios.

 

magrela-cake

 

No começo, Roberta cozinhava despretensiosamente, quando foi incentivada por um amigo a fazer um curso de cupcakes há cinco anos. Com a especialização, descobriu que a beleza e o cuidado com cada doce, cada decoração, era a identidade que buscava para se lançar em voo solo. E assim, há um ano, surgiu a Magrela Cake, uma bicicleta florida que circula Guarulhos vendendo doces finos e guloseimas vistosas.

 

O primeiro passo da doceira foi criar a página para divulgar seus bolos e experimentar a venda de ovos de Páscoa. “Essa divulgação vai muito além do boca a boca dos vizinhos e amigos. Cerca de 80% das minhas encomendas chegam por meio do Facebook”, diz.

 

Com o Facebook, chef paulista administra o primeiro food truck de São Paulo

 

Outro empreendimento itinerante que conta com a ajuda do Facebook é o Buzina, primeiro food truck de São Paulo. Nascido em Guarulhos, o chef Márcio Silva trocou as longas noites em agências publicitárias para aprender a grelhar uma bela peça de carne. Morou 15 anos em Nova York e voltou para o Brasil para iniciar a tendência gastronômica. Como o restaurante é móvel, a página funciona como o principal canal de relacionamento com os consumidores para avisá-los sobre o trajeto do food truck.

 

buzina-food-truck

 

Renovando um negócio local com quase 30 anos de história

 

Além dos novos negócios, o Facebook também ajuda empreendimentos estabelecidos no comércio local. Com quase 30 anos de história no bairro Vila Augusta, a floricultura Beatriz é um negócio de família que cresce com a ajuda do Facebook. A floricultura ganhou clientela atendendo noivas e debutantes buquê por buquê. Mas apenas com a gerência do pai, o ‘Seu João’, não tinha força para se renovar.

 

floricultura-beatriz

 

A filha caçula Beatriz decidiu ajudar e criou a página em 2011, atualizada em parceria com um fotógrafo de festas. Com investimentos entre R$ 10 e R$ 30 por publicação impulsionada, a estudante de administração conta que as publicações trazem, em média, o contato de cinco clients. Do total, dois realizam uma compra. “Semana passada, uma debutante que fez a festa com meu pai descobriu a gente através do Facebook e encomendou as flores do casamento. Foi muito gratificante.”