Diabetes em Guarulhos

0
919

 

Cerca de 11 mil pessoas estão cadastradas no Programa Municipal de Diabetes para tratamento da doença. Apenas nos sete primeiros meses deste ano, a Secretaria de Saúde registrou aproximadamente 120 óbitos causados por complicações da doença.

De acordo com a pasta, o número de diabéticos na cidade pode ser ainda maior, já que o programa atende apenas insulino dependentes, já que também existem pacientes que não fazem uso da insulina, mas são acompanhados pela rede municipal de saúde.

diabetes-guarulhos

Através do programa é realizada a distribuição gratuita de aparelho de glicemia capilar individual, fitas reagentes para teste glicêmico, lancetas, caixa para descarte de perfuro cortante e seringas agulhadas de 1 ml para administração de insulina.

A Saúde destacou que a cota mensal de distribuição de insulina na cidade, incluindo hospitais, pronto-atendimento e ambulatórios é de 665 mil tiras para verificação de glicemia, sendo 12.500 frascos de Insulina NPH e 1.200 frascos de Insulina Regular.

 

Assim como a tendência nacional, em Guarulhos a variedade de diabetes mais comum nos é o tipo 2.

Além das consultas na Atenção Básica e com especialistas, a Saúde oferece exames, avaliação com nutricionistas, atividades físicas com Educador Físico e nos grupos de orientação, uma vez que o paciente diabético está entre as prioridades na rede.

 

Fonte: Guarulhos Hoje