Defesa Civil registra queda de 99% em chamados sobre inundações entre novembro e dezembro

0
126

 

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), denominado Plano Verão, que opera anualmente nas temporadas chuvosas, registrou números extremamente positivos em relação à última edição. Nos meses de novembro e dezembro de 2020, os agentes receberam apenas um chamado ligado a inundações graves, enquanto que no mesmo período em 2019 houve cem registros.

 

Em 2019 o período foi marcado por 230,2 milímetros de chuva. Já em 2020, o pico foi de 327,2 mm. Mesmo com o aumento da precipitação, os impactos foram minimizados devido à mobilização dos serviços públicos para combater os riscos de desastres naturais.

Durante o Plano Verão, forças-tarefa da Prefeitura determinam ações para evitar alagamentos, desmoronamentos, deslizamentos e patologias da construção, com monitoramento dos índices de chuvas, adequações de encostas, desassoreamentos de córregos, orientação a moradores, cadastros em programas sociais e de habitação, limpeza de pontos irregulares de acúmulo de resíduos, poda e retirada de árvores, entre outros.

 

 

Serviço

Os agentes de Defesa Civil operam 24 horas para proteger vidas. As equipes podem ser acionadas por meio do telefone 199.