Defesa Civil atende 30 chamados em 16 diferentes bairros de Guarulhos

0
969

 

As fortes chuvas que atingiram Guarulhos na tarde desta sexta-feira, dia 25, causaram alagamentos em pelo menos 16 diferentes bairros da cidade. A Defesa Civil Municipal recebeu 30 chamados de inundações em residências, quedas de muros e de taludes. Aproximadamente 370 pessoas ficaram desabrigadas e preferiram ir para casas de familiares. Um CEU da Prefeitura no Jardim Presidente Dutra ficou a disposição para receber quem não tinha para onde ir.

O prefeito Guti organizou uma força-tarefa no início da noite da sexta-feira, com a participação das mais diversas secretarias municipais, Proguaru e Sabesp. No início da madrugada de sábado, o chefe do Executivo, acompanhado de secretários, visitaram alguns bairros atingidos (Jardim Lenise, São Geraldo e São João) e acompanharam os primeiros trabalhos de limpeza e atendimento às vítimas.

 

Na manhã deste sábado, também com a convocação de Guti, centenas de servidores municipais, de maneira voluntárias, reuniram-se no Bosque Maia, região central da cidade, para organizar grupos de trabalho para atuar no atendimento às vítimas. Um posto de arrecadação de mantimentos, colchões, roupas e água, entre outros materiais, foi montado no local. Por iniciativa dos servidores, foi aberta uma “vaquinha virtual” para arrecadação de recursos que serão utilizados na compra de eletrodomésticos para os desabrigados.  As doações podem ser feitas no https://www.vakinha.com.br/vaquinha/sos-enchente-guarulhos.  

 

Equipes de limpeza atuam nesta manhã nos bairros atingidos desobstruindo ruas e córregos, com máquinas e caminhões para o recolhimento do lixo e entulho que ficaram espalhados. Caminhões pipas ajudam na lavagem das vias, enquanto caminhões com água potável abastecem casas que tiveram o abastecimento afetado.

 

O governador de São Paulo, João Dória, após receber um telefonema do prefeito Guti na noite desta sexta-feira, colocou à disposição equipamentos para ajudar no trabalho de limpeza, além de cestas básicas e colchões que serão enviados para a Defesa Civil Municipal para ajudar os desabrigados.

 

As fortes chuvas que caíram na tarde desta sexta-feira alagaram importantes ruas e avenidas em diferentes bairros da cidade. A maior parte fica no entorno do rio Baquirivu, que passa por obras de desassoreamento e canalização, por parte do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado.

 

Bairros atingidos 

 

Cidade Satélite
Vila Tâmisa
Santo Afonso
Nova Ponte Alta
Jardim Santa Paula
Jardim Hanna
Lenise
Soberana
São Geraldo
Cidade Soberana
São João
Jardim Cristina
Parque Santos Dumont
Jardim Paraíso
Jardim Ansalca
Vila Aeroporto