Cursos de culinária da Prefeitura incentivam o empreendedorismo feminino

0
310

 

“Esses cursos mudaram e continuam mudando a minha vida”. É com esta declaração que Greitiane Estevão Ribeiro Santana demonstra sua gratidão pelos aprendizados obtidos nos cursos gratuitos de culinária que fizeram com que o negócio dela crescesse. Demonstrando ser uma pessoa dedicada, Greitiane, que tem 33 anos e mora na Vila União, conta que já fez cinco cursos: ovos de chocolate, confeitaria, pizza / pães assados, cupcakes / bolos caseiros e bolo no pote / sobremesas, todos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com o Sebrae.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

 

“Aprendi muita coisa, me aperfeiçoei e posso dizer que foi um aprendizado fora do normal. Aumentei meus cardápios, melhorei a qualidade dos doces e bolos, inovei nas receitas e tudo isso aumentou muito o número de clientes”, conta ela, que teve sua primeira experiência na área da confeitaria em 2014 fazendo alguns bolos e se apaixonou, mas na época era apenas uma forma de renda extra. “Hoje eu tenho CNPJ aberto, mas quero ir bem mais longe. Pretendo abrir uma loja física, já que no momento vendo na minha casa, em eventos ou por aplicativos. Esse é só o começo”, completou.

 

Além disso, a empreendedora faz questão de exaltar a sua professora Elisete. “Ela é uma profissional de primeira, que faz questão que a gente aprenda e saia de lá fazendo o nosso melhor”, afirma.

 

Cursos profissionalizantes

 

De janeiro a outubro de 2022 a parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Sebrae já formou 357 pessoas em 44 turmas. Em 2021 foram 306 formandos. “Quase 80% desses certificados foram entregues para mulheres, o que mostra um empoderamento feminino muito forte. Elas estão indo atrás de uma profissão, um saber novo que pode transformar suas vidas”, comentou o secretário do Trabalho, Toninho Magalhães.

 

Os cursos são oferecidos nas mais diversas áreas de atuação, como marketing digital, culinária, beleza, comunicação, biossegurança em procedimentos estéticos, entre outros, todos com o objetivo de formar empreendedores que possam começar um novo negócio na cidade.