Cresce número de idosos internados em Guarulhos devido à quedas

0
662

No total 413 idosos de Guarulhos foram internados no ano passado devido a quedas. Os dados fazem parte do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) que aponta esta como uma causa secundária nos casos de internações de guarulhenses em todo o território nacional.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde em 2013 foram registradas 30 mil internações de idosos devido a quedas em todo o estado com 1,7 mil óbitos. Os dados reforçam a necessidade das pessoas com idade superior a 60 anos em ampliar os cuidados para evitar desde as simples quedas até os casos mais graves.

idosos-guarulhos

“O acidente mais grave que eu sofri foi quando quebrei pé. Os armários da minha cozinha são muito altos e eu subi numa cadeira para pegar uma travessa. Acabei me desequilibrando e cai, machucando o pé”, afirmou Berenice de Almeida Gonçalves, 68 anos.

E quem pensa que isso é decorrente de casos isolados, deve ficar alerta para a maior vilã dos idosos: a própria casa. De cada cinco quedas, quatro acontecem nas residências nos cômodos mais visitados como a cozinha, a sala e o banheiro. Segundo a pasta, no Brasil cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez no ano. Sendo que 40% das quedas acontecem com mulheres a partir dos 75 anos e 28% em homens da mesma idade. Sendo que 70% dessas ocorrências acontecem dentro de casa.

“Tive um problema sério um dia depois do banho. Quando estava saindo do banheiro acabei escorregando no tapete que havia próximo a porta e não consegui me segurar. Caí no chão e fiquei com um braço dolorido por dias”, afirmou José de Lins Santos, 73 anos.

 

Cuidados

 

Dentre os principais cuidados estão a utilização de calçados fechados e que possam ser presos ao redor dos calcanhares; a retirada de possíveis obstáculos dentro de casa, como mesas de centro; a colocação de objetos mais utilizados no dia a dia em prateleiras baixas ou em locais de fácil alcance; e a retirada de tapetes em casa, principalmente no banheiro. Além dos cuidados preventivos, a prática de atividades físicas é fundamental para fortalecer a musculatura. Exercícios simples, como ficar nas pontas dos pés ou pequenas caminhadas, auxiliam para um melhor condicionamento físico.

 

Fonte: Guarulhos Hoje