Comunidade na Vila Galvão recebe projeto Brasil sem Frestas neste sábado

0
101

 

A comunidade Parmalat, na Vila Galvão, recebe neste sábado (30), a partir das 9h, ação voluntária do projeto Brasil Sem Frestas. Presente em Guarulhos há cerca de um ano, a iniciativa mescla reciclagem e qualidade de vida, ao utilizar embalagens do tipo longa vida para criar placas térmicas para vedação de casas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

 

A ação é parte da agenda da 5a Semana Lixo Zero Guarulhos que, desde sexta-feira (22), tem reforçado através de diversas atividades on-line e presenciais a importância do consumo consciente, da separação e da destinação correta de resíduos. A programação completa está disponível em: http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/semana-lixo-zero-2021.

 

A ação

 

A comunidade na Vila Galvão é o segundo local em Guarulhos beneficiado pelo Brasil Sem Frestas. O primeiro foi o Jardim Santo Afonso. No total, dez casas já foram vedadas. De acordo com Luciana Moraes Costa, uma das coordenadoras do projeto na cidade, além de dar uma nova utilidade para as caixas longa vida, impedindo que estas acabem nos aterros sanitários, a vedação das casas proporciona maior conforto térmico, impede a passagem da chuva e a entrada de animais e de insetos perigosos, como cobras e escorpiões, por exemplo. Ainda de acordo com Luciana, a ideia é multiplicar o conhecimento. “Nossa intenção é mostrar como se faz para que as pessoas possam aplicar a técnica em suas casas por conta própria”, afirma a coordenadora.

 

Para recolher as caixas e adquirir grampeadores e grampos de tapeceiro, o projeto conta ajuda de cerca de 50 voluntários e de ongs como Olhar de Bia, Zedakah, Instituto Casa Cairo, Eco Escola Guarulhos Sustentável, Associação Parque da Serigueira e Lixo do Bem. Mais informações no perfil do projeto no Instagram (@brasilsemfrestas) ou pelo WhatsApp: 1196836-1128.