Começa em Guarulhos a Semana da Pessoa com Deficiência

0
398

 

Com o tema “Promovendo o encontro, a alegria e autonomia”, foi aberta nesta segunda-feira (21), no Adamastor, a Semana da Pessoa com Deficiência. A organização do evento é de responsabilidade da Prefeitura de Guarulhos, por meio da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD). Estão previstas outras atividades até sexta-feira, dia 25.

 

Prefeito Guti esteve no evento que marcou a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência. Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

O evento contou com a participação do prefeito Guti; do vice-prefeito, Alexandre Zeitune; do secretário da Saúde, Sérgio Iglesias; da adjunta, Graciane Dias Figueiredo Mechenas; do secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili; e dos subsecretários Toninho Messias (SAI) e de Políticas para Mulheres, Verinha Souza.

 

O prefeito Guti afirmou que a administração pública precisa se empenhar na causa das pessoas com deficiência. “Guarulhos precisa muito do trabalho e da melhor energia de cada um dos serviços da subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão. Todos juntos fazem a diferença na vitória sobre os obstáculos que nós estamos enfrentando. Nada substitui a União e o conjunto”, afirmou.

 

Zeitune, que também é secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, explicou a origem da Secretaria de Assuntos Difusos. “Todos os segmentos da sociedade têm imensa importância e merecem o nosso respeito. Um exemplo dessa política pública é a acessibilidade”, disse.

 

O secretário Lameh lembrou todas as iniciativas da Pasta, em especial aquelas referentes à Acessibilidade e à Inclusão. “Da teoria, nós devemos passar para a prática. Eu destaco a vivência que foi realizada há poucas semanas, e que implica na possibilidade de experimentar as sensações de deficientes visuais ou cadeirantes”.

 

Para o subsecretário Toninho Messias, a Semana tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. “É importante divulgar que essas pessoas desejam trabalhar, divertir-se e ter acesso a todas as boas iniciativas da sociedade. Onde houver preconceito contra os deficientes, nós precisamos levar o esclarecimento, visando à igualdade para todos”, disse.

 

Programação da Semana

 

Dia 23 (quarta-feira) – 14h às 16h: Palestras sobre saúde, com o Dr. Aly Said Yassine. Local: Secel (Rua Claudino Barbosa, 313 – Macedo);

 

Dia 25 (sexta-feira) – 9h às 10h e 14h às 15h: Circuito Adaptado, com monitoria e passeio pelo Orquidário e mirante; capoeira, apresentações culturais, escultura de balões e pintura de rosto com palhaços. Local: Bosque Maia, anexo ao Centro de Educação Ambiental;

 

Dia 25 (sexta-feira) – 10h30 às 12h: Apresentação do GoalBall – Adevig, modalidade esportiva para cegos; e vivência com o público na quadra acessível de basquete do Bosque Maia.

 

As inscrições dos interessados para o Circuito Adaptado (quinta-feira, 25) poderão ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelos fones 2422.7376 e 2414.3685.