Circo Escola no Seródio atende mais de 450 crianças

0
2339

 

O Circo Escola Cidade Seródio, que está em Guarulhos desde 1989, é uma instituição com foco assistencial, que realiza trabalhos preventivos em defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente, e beneficia mais de 450 crianças e jovens da comunidade. São oferecidos oito tipos de ações culturais as crianças, que são arte circense, esportes, informática, dança, capoeira, música, artes plásticas e teatro.

O local é mantido por duas empresas, a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), além de uma parceria através de um convênio público com o Funcad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Os 29 funcionários do local, que funciona de segunda a sexta-feira, são vinculados ao Instituto Criança Cidadã.

circo-escola-guarulhos

“Atendemos crianças e jovens dos 7 aos 18 anos, de forma totalmente gratuita, que normalmente são aqui da região. Eles ficam aqui no Circo escola 8, 12 ou 20 horas semanais, depende do projeto que estão inseridos. O único critério para poder participar é que não deixem de frequentar a escola”, explicou Sandra Lima Sanches, diretora educacional da instituição.

As turmas são divididas em manhã e tarde, e todos os frequentadores recebem um lanche no meio do período. Os alunos vão ao Circo Escola necessariamente no horário oposto ao que estudam. “Temos atualmente uma lista de espera com cerca de 500 crianças. Elas fazem a inscrição no projeto e quando abre alguma vaga nós chamamos. Vale destacar que temos uma taxa de abandono muito baixa, o que mostra a satisfação tanto dos pais quanto das crianças”, concluiu a diretora educacional do Circo Escola.

Pais dos alunos mantêm uma boa relação com o Circo Escola – Os pais dos alunos que frequentam o Circo Escola Cidade Seródio têm uma boa relação com a instituição. Segundo Sandra Lima Sanches, as reuniões beiram 80% de participação dos pais, uma taxa muito alta. “A comunidade nos aceita muito bem, o pais sempre querem saber do comportamento dos filhos, temos uma relação bem próxima com eles”, contou.

Uma das atividades muito procurada pelos alunos do Circo Escola, e o espaço de leitura, cedido pelo Instituto C&A. “Depois da instalação do espaço nossos alunos passaram a ler muito mais, pois é um incentivo a leitura. A nossa taxa de empréstimos de livros é muito grande”, disse a diretora da instituição.

 

Ex-aluno está hoje no Circo dos Sonhos

Não são poucos os casos de ex-alunos do Circo Escola Cidade Seródio que foram para grandes espetáculos que viajam o Brasil. Um deles é André Ventura Távora, de 25 anos, que atualmente faz parte do Circo dos Sonhos, onde está desde 2010.

“Comecei no Circo escola aos 15 anos, e aos 17 já trabalhava em alguns espetáculos pela cidade. Foi onde me apaixonei pela arte circense, logo nas minhas primeiras aulas. Foi lá também onde eu e muitos amigos mudamos a nossa maneira de viver, pois antes passávamos o dia na rua”, contou o artista.

André Távora está atualmente com o espetáculo do Circo dos Sonhos em São José do Rio Preto. “Passo quase o ano todo viajando, pois o circo fica em média um mês em cada cidade e, entre uma viagem e outra, tenho uns dias de folga, que uso para visitar minha família em Guarulhos”, finalizou.

 

Fonte: Guarulhos Hoje