CEU Vila São Rafael promove atividades lúdicas e de incentivo à leitura

0
72

 

Na última semana os CEUs de Guarulhos promoveram inúmeras ações literárias a fim de estimular a imaginação, despertar o gosto pela leitura e formar novos leitores. No CEU Vila São Rafael as atividades pedagógicas envolveram os alunos e professores da EPG José Jorge, unidade acoplada ao CEU.

 

 

Para celebrar o Abril Literário, Elisabete da Cruz, pedagoga e autora de livros de literatura infantil e infanto-juvenil, participou de um bate-papo com a turma e falou sobre seu processo criativo e como a literatura transformou sua vida. Elisabete é fundadora da Eloin Educação pela Experimentação, que desenvolve consultoria pedagógica para escolas de todo o Brasil. Já publicou mais de dez livros e participou de feiras literárias nas cidades de Frankfurt, Bologna e Buenos Aires.

 

As crianças se divertiram ainda com a contação de histórias do projeto Expedição Literária, que promove encontros com autores e formação com educadores nas escolas, entre outras atividades ligadas à educação. “Para nós do CEU Vila São Rafael, poder proporcionar momentos de encantamento com a leitura para os alunos da EPG José Jorge é gratificante demais. Ver o brilho no olhar de cada criança com as falas da autora Elisabete da Cruz e das contadoras de histórias foi incrível”, destacou Thainá Campos, coordenadora do CEU.

 

Os professores participaram ainda do momento Biblioterapia, uma terapia por meio de livros na qual os educadores degustaram a diversidade do mundo literário. A atividade mostrou como as histórias, mesmo que curtas, são capazes de tocar no íntimo das pessoas e provocar mudanças significativas no leitor, que o ato de ler pode ir para além das palavras e evocar sentimentos adormecidos, memórias afetivas e encontrar alívio para a alma.

 

Até o dia 30 de abril os 13 CEUs de Guarulhos oferecem atividades literárias voltadas ao público em geral.