Campus Guarulhos da Unifesp ganhará área de compostagem com apoio da Prefeitura

0
54

 

A Prefeitura de Guarulhos e a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) assinaram, nesta terça-feira (26), um acordo de cooperação técnica para implementação de área de compostagem (reciclagem de resíduos orgânicos) e horta no campus da instituição localizado no Pimentas, projeto denominado “Quintal do campus – agroecológicas e produção de vidas”. A cerimônia foi realizada na Casa Municipal de Agricultura Urbana e Periurbana, no Jardim Nova Cumbica.

 

 

O acordo prevê que servidores da Secretaria de Serviços Públicos deem assessoria para o desenvolvimento do projeto e, em contrapartida, a universidade apoiará o Programa de Agricultura Urbana, Periurbana e Familiar de Guarulhos, auxiliando no mapeamento e no diagnóstico de quintais produtivos agrícolas na região do Pimentas com o objetivo de cadastrá-los para futuras políticas públicas de combate à fome e de resiliência às consequências das mudanças climáticas. Serão realizadas oficinas práticas articulando o conhecimento tradicional de agricultores urbanos e de biólogos, técnicos agrícolas e antropólogos.

 

Alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para segurança alimentar, o projeto de criação de um quintal agroecológico a partir da implementação de canteiros com hortaliças, frutíferas e ervas medicinais e aromáticas irá propiciar um ambiente mais saudável e acolhedor para o campus, contribuindo para a melhoria das relações de pertencimento e da saúde física e mental da comunidade acadêmica e da região.